23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Being in a Place – A Portrait of Margaret Tait

Luke Fowler

Reino Unido
2022, 61'

COMPETIÇÃO A vida de Margaret Tait girou à volta do cinema e da poesia. Neste documentário, Luke Fowler pega numa vasta colecção de material inédito e correspondência e cadernos por publicar e descobrir para tecer uma imagem e uma original homenagem à realizadora e poeta escocesa, mesclando as sensibilidades de ambos. 

Mais do que um retrato da cineasta escocesa Margaret Tait (1918-1999) Being in a place é uma convergência da sensibilidade de Tait e Fowler, bem como uma confirmação e implementação da ideia comum dos cineastas sobre as possibilidades poéticas do filme em relação ao real. Retratar alguém é também retratar o lugar onde essa pessoa existe, uma espécie de compreensão de que a sensibilidade de uma pessoa habita e é indexada tanto no lugar que a rodeia como nos objectos materiais ou imateriais, humanos e não-humanos, com os quais interagem. 

O projeto de um filme frustrado de Tait é ativado por Fowler através de arquivos textuais, sonoros e fílmicos, bem como através de visitas a Orkney, a localização do projeto e o local onde o cineasta viveu e morreu. Na alquimia fílmica, Tait e o seu filme ganham vida, enquanto o cinema de Fowler floresce como nunca antes. (Vanja Milena)

Silvestre

SESSÕES

27 Abril, Quinta-feira, 21:45 (61')

Culturgest, Pequeno Auditório • C.165

30 Abril, Domingo, 16:30 (61')

Cinema Fernando Lopes • C.168

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Being in a Place – A Portrait of Margaret Tait
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
ARGUMENTO
Luke Fowler, Margaret Tait
FOTOGRAFIA
Luke Fowler, Peter Todd
SOM
Lee Patterson, Luke Fowler, Sarah Neely, Louise Barrington
MONTAGEM
Luke Fowler
PRODUTOR
Luke Fowler, Sarah Neely

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO