O IndieLisboa Lab é um workshop de mentoria de projetos de cinema e audiovisual, parte do Festival IndieLisboa. Serão selecionados 8 projetos em língua portuguesa para participar de dois encontros nos quais serão trabalhados a ideia inicial e a motivação, o ponto de vista, a estrutura narrativa e a visão criativa, ainda em fase de desenvolvimento. No final, os autores terão encontros exclusivos com produtores e players do mercado, potenciados pelo Festival IndieLisboa.
São privilegiados projetos com narrativas e personagens não hegemónicos, diversos e que contribuam para a construção de novos imaginários no cinema. Buscamos apoiar vozes emergentes e com olhares inovadores com um projecto original em fase de desenvolvimento e que tenha o potencial para se inserir no mercado e atrair parceiros nacionais e internacionais.
Em 2025 o IndieLisboa Lab segue a sua parceria com a Rede Paradiso de Talentos (Brasil), que apoiará um projeto brasileiro seleccionado. O apoio prevê uma bolsa para ajudar nos custos de viagem e a integração da participante na sua Rede Paradiso de Talentos.
QUEM SE PODE CANDIDATAR
1. Argumentistas e cineastas de língua portuguesa que residam em Portugal.
2. Argumentistas e cineastas de língua portuguesa que residam no Brasil e queiram participar como parte da parceria do IndieLisboaLab com o Projeto Paradiso. A pessoa seleccionada para participar ganhará uma bolsa e passará a integrar a Rede Paradiso de Talentos.
CANDIDATURAS
Para a candidatura será necessário:
– Carta de apresentação
– Sinopse
– Declaração artística
– Biografia
– Opcional: materiais informativos sobre a abordagem audiovisual
– Link (com senha) para uma obra audiovisual anterior
DATAS E PRAZOS
Abertura de inscrições: 9 Dezembro 2024
Encerramento de inscrições: 15 Janeiro 2025
Notificação de selecionados: 3 Fevereiro 2025
O laboratório acontecerá em duas etapas, ambas presenciais:
Etapa 1 – De 28 a 30 de Março 2025 (com o apoio de Kees Eijrond Foundation)
Etapa 2 – De 01 a 04 de Maio 2025 (durante a 22ª edição do Festival IndieLisboa)
SELECÇÃO
Os projetos serão analisados por um comité ligado ao IndieLisboa e a seleção dar-se-á com base nos seguintes critérios:
– Originalidade do projeto e, principalmente, do ponto de vista;
– Narrativas que privilegiem representações inovadoras e não estigmatizadas de personagens e contribuam para um novo olhar no cinema;
– Alguma experiência em escrita e desenvolvimento por parte da pessoa proponente, mas é importante frisar que não é necessária uma larga experiência, mas uma trajectória de vida/carreira/profissão que comprove a competência e a vontade de levar o projeto adiante;
– O potencial do projeto no mercado nacional e internacional.
O projeto pode ou não ter uma produtora associada.
Não há custos associados para a participação na oficina e os projetos selecionados ganham acesso às atividades e sessões do IndieLisboa 2025.
Se forem escolhidos projetos de língua portuguesa que não residam em Portugal ou no Brasil, os custos logísticos associados serão cobertos pela pessoa participante.
A mentoria será dada por Fernanda Polacow, argumentista e mentora de argumento.
A produtora Andreia Nunes fará uma consultadoria em produção durante um dia.
PARCEIROS
Kees Eijrond Foundation, Projeto Paradiso
— projectos seleccionados 2024;
— projectos seleccionados 2023
Para questões ou outras informações: [email protected].