23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Enys Men

Mark Jenkin

Reino Unido
2022, 91'

COMPETIÇÃO Mary Woodvine protagoniza uma voluntária que vai registando as suas observações diárias. Isolada numa ilha sem habitantes na costa da Cornualha, vamos sentindo o peso da tragédia tanto na paisagem como no passado da mulher que vamos acompanhando. Mark Jenkin constrói uma atmosfera fantasmagórica que esbate a linha entre sonho e realidade.

Enys Men significa ilha rochosa em Cornish, a língua celta falada na região da Cornualha. Não sabemos se é realmente o nome da ilhota onde o filme tem lugar, mas para dizer a verdade não sabemos tudo o resto: o nome desta mulher, a natureza exacta da sua investigação botânica, a data exacta onde tudo isto tem lugar. Esta ausência deliberada de respostas é contrabalançada por uma encenação alucinada, a meio caminho entre o bucólico e o terror, capaz de transformar o mais pequeno passeio pelo mar e o ritual sobrenatural, o mais pequeno traje vermelho num espectro de Nicolas Roeg, o menor monte de seixos num monólito kubrickiano.

No seu primeiro filme, o fascinante Isco (vencedor do Prémio do Público para o IndieLisboa 2019), o cineasta britânico Mark Jenkin já demonstrou uma incrível inventividade visual: imagens envelhecidas e retrabalhadas artificialmente, edição poética bruta, paisagem sonora meticulosa com relevos inesperados. Encontramo-lo aqui em toda a sua singularidade, mas já não é utilizado como contraponto a uma história socialmente ancorada (tradição e modernidade num porto de pesca). Em Enys Men, Jenkin lança-se ainda mais dos ancoradouros da realidade, utilizando e redistribuindo elementos de horror popular com um apetite infeccioso. (Mickäel Gaspar)

Silvestre

SESSÕES

03 Maio, Quarta-feira, 21:45 (91')

Cinema São Jorge, Sala 3 • C.270

07 Maio, Domingo, 16:45 (91')

Cinema São Jorge, Sala 3 • C.273

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Enys Men
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
ARGUMENTO
Mark Jenkin
ELENCO
Mary Woodvine, Edward Rowe
SOM
Mark Jenkin
MONTAGEM
Mark Jenkin
PRODUTOR
Denzil Monk
PRODUÇÃO
Bosena

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO