23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

in water

Hong Sangsoo

Coreia do Sul
2023, 61'

FORA DE COMPETIÇÃO “Quero perceber se tenho alguma criatividade em mim”. É o sentimento que ecoa num actor que decide fazer um filme, mas ainda está à procura da história que vai contar. Espera pela luz certa, pela melhor forma de capturar o horizonte, mas acaba por ser uma conversa o que vai despertar a sua inspiração. 

O prolífico realizador coreano inaugura sua filmografia em 2023 com este filme que radicaliza a sua linha de trabalho de produções mais pequenas, onde parece abrir uma nova exploração formal dentro do seu cinema. Se Hong Sang-Soo já foi conhecido pelo seu uso particular do zoom, que conseguiu aperfeiçoar dentro nos seus jogos narrativos, em in water quase todo o filme, com excepção de uma cena, está desfocado. Uma decisão que ele próprio diz ter sido tomada no último minuto e que se imprime na qualidade aquosa referida no título. 

O gesto remove a definição precisa do digital, mas a emocionalidade que tece esta pequena história está longe de ser indefinida. Na pior das hipóteses, in water será uma raridade na carreira de Sang Soo, mas na melhor das hipóteses anuncia o início da experimentação formal no seu cinema. Entretanto, a subtileza e a beleza emocional da sua narrativa permanecem intactas e grandiosas, como mostra a cena final do filme. Viva Hong! (Vanja Milena)

Silvestre

SESSÕES

02 Maio, Terça-feira, 15:30 (61')

Cinema Fernando Lopes • C.333

05 Maio, Sexta-feira, 21:45 (61')

Culturgest, Auditório Emílio Rui Vilar • C.336

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
DIÁLOGO
Coreano
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Hong Sangsoo
FOTOGRAFIA
Hong Sangsoo
MONTAGEM
Hong Sangsoo
PRODUTOR
Hong Sangsoo

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO