01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

SECÇÕES

Abertura e Encerramento

Filmes Surpresa

Competição Internacional

Competição que destaca as novas vozes e olha para o futuro. Longas e curtas metragens que atravessam as fronteiras do género, forma, geográficas, e também do corpo e olhar humano, numa busca de dialogo – sobre o mundo e com o mundo.

Competição Nacional

Secção competitiva que reúne longas e curtas-metragens portuguesas que têm, na sua maioria, a primeira apresentação mundial ou nacional no IndieLisboa.

Novíssimos

Secção competitiva para jovens cineastas, em idade e vontade de experimentar o cinema – é o espaço por excelência para novas vozes no cinema português.

Silvestre

A partir de obras de jovens cineastas e autores consagrados, esta secção competitiva encontra na singularidade a sua norma. Filmes que rejeitam fórmulas consagradas, que despertam novas linguagens e cuja rebeldia espelha o espírito do festival.

IndieMusic

A ligação entre o cinema e a música está no epicentro desta secção competitiva. Mergulha não raras vezes nos contextos históricos, políticos e sociais que acompanham as movimentações musicais dos filmes seleccionados.

Smart7

Nasceu uma nova aliança de cooperação que junta 7 festivais de 7 países diferentes, na intenção de fomentar a circulação de títulos europeus. A secção é competitiva, itinerante e colaborativa, e conta com uma selecção de 7 filmes escolhidos que representam todos os países membros.

IndieJúnior

Para o público mais pequeno, agendamos sessões de cinema para todas as idades, para escolas e famílias, um cinema de colo para bebés, oficinas e actividades, um filme-debate, e muito mais.

Retrospectiva Kamal Aljafari

Homenagem à obra cinematográfica do realizador palestiniano Kamal Aljafari

Retrospectiva MFA

Homenagem às Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA

Director’s Cut

Secção não competitiva cuja selecção de filmes mergulham na memória do cinema como sua principal inspiração e matéria-prima, e filmes que trabalham o património visual cinematográfico.

Rizoma

Obras que destacam questões relevantes
da actualidade, cineastas de renome, e ante-estreias.

Boca do Inferno

Se sentires um arrepio na espinha, uma ansiedade pulsante que explode em catarse, uma descarga de adrenalina ou até mesmo uma gargalhada perversa a caminho, estás na Boca do Inferno

Esta secção é apoiada pela FILMIN.

Cinema na Piscina

“Sala de cinema aquática” ou “ver cinema a boiar numa piscina”.

Rede Europeia de Curtas Metragens

5 curtas metragens seleccionadas por 5 festivais da
rede europeia de curtas-metragens (ESFN – European Short Film Network).

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO