23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

De humani corporis fabrica

Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor

França / Estados Unidos / Suíça
Documentário / Experimental, 2022, 118'

COMPETIÇÃO Um documentário que explora o corpo humano de forma clínica mas íntima. Tudo começou com uma série de livros do século XVI sobre anatomia humana que dá a conhecer um estudo detalhado do interior do nosso corpo. Aqui, a câmara viaja por cinco hospitais, em Paris, e pelo trabalho de cirurgias e autópsias que lá se desenrolam, numa visita sensorial e imersiva ao nosso literal e vulnerável âmago, numa abstração expressionista. 

A que lugares pode levar um documentário? A toda a parte. Desde Leviathan (grande prémio IndieLisboa 2013) e Caniba (IndieLisboa 2018) somos testemunhas de que a câmara de Verena Paravel e Lucien Castaing-Taylor se estende por onde a quiserem levar. Para este novo filme, ela esgueira-se pela mais improvável das intimidades: o interior do corpo humano. No encalço do gesto dos cirurgiões, infiltra-se no âmago das pessoas retratadas por entre crânios, vísceras e pupilas. Mais do que o infinitamente pequeno, a parelha de realizadores filma o infinitamente secreto, enquanto o redimensiona em proporções épicas. Posto a nu no grande ecrã, num cenário repleto de sombras e labirintos, o interior do corpo torna-se humano.

De humanis corporis fabrica é um filme sensorial que segue o seu próprio rasto de migalhas através de diferentes registos: da ficção científica à tragicomédia, do terror ao cinema social, passando pelo cinema abstracto. Repórteres sem Fronteiras Cinematográficas, a dupla de realizadores contesta a rigidez excessiva na definição de documentário. A sua câmara vai até aos confins. Quer no sentido literal, imersa na carne sem qualquer respiradouro, quer no sentido figurado, pela sua extraordinária ousadia. (Mickäel Gaspar)

Silvestre

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
De humani corporis fabrica
DIÁLOGO
Francês
LEGENDAS
Português / Inglês
FOTOGRAFIA
Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor
SOM
Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor
MONTAGEM
Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor
PRODUTOR
Valentina Novati, Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor, Charles Gillibert, Pauline Gygax, Max Karli
PRODUÇÃO
Norte Productions, CG Cinéma, Rita Productions, S.e.l

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO