23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Gigi la legge

Alessandro Comodin

Itália / França / Bélgica
2022, 102'

COMPETIÇÃO A vida de Gigi não difere muito de dia para dia, o que não quer dizer que não seia uma rotina plena de encanto. Esta, contudo, sofre um abalo quando acontecimentos com um travo amargo e sinistro começam a manchar a paisagem charmosa. Dois suicídios, uma investigação policial e o ocasional romper de uma canção mostram uma comunidade bonacheirona com um pé entre a realidade e a fantasia.

Neste filme lúdico e luminoso, Alessandro Comodin segue Gigi, um polícia rural que controla o tráfico numa pequena aldeia no norte de Itália e que é também tio do realizador. 

O filme constrói um dispositivo que permite ao seu protagonista desdobrar-se de forma ampla, alegre e generosa, partilhando desde o mais concreto e rotineiro da sua vida até ao mais fantástico e imaginário. Durante uma grande parte do filme, o espectador entra como terceira presença no carro patrulha, desfrutando da conversa entre o dispositivo cinematográfico e a verborreia profundamente fabulosa e inventiva de Gigi, o que nos mantém sempre entre a perplexidade e a sedução. 

Gigi la legge funciona assim como um retrato da vida numa pequena cidade que vai para além dos lugares comuns e lacônicos e se abre a todas as suas pequenas maravilhas e mistérios, por mais perturbadores e macabros que sejam. (Vanja Milena)

Silvestre

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Gigi la legge
DIÁLOGO
Italiano
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Alessandro Comodin
ELENCO
Pier Luigi Mecchia, Ester Vergolini, Annalisa Ferrari, Tomaso Cecotto, Massimo Piazza
FOTOGRAFIA
Tristan Bordmann
SOM
Julien Courroye
MONTAGEM
João Nicolau
PRODUTOR
Paolo Benzi
PRODUÇÃO
Okta Film, Idéale Audience, Michigan Films
VENDAS
Shellac Films

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO