NPCs são “non playable characters”, as personagens que habitam os videojogos que jogamos. Elas existem para povoar o mundo e para interacções específicas, mas quem são elas quando o olhar do jogador não está por perto?
Os Total Refusal identificam-se como uma “guerrilha mediática pseudo-marxista” e tem como foco um trabalho de intervenção artística no mundo dos vídeojogos contemporâneos e Hardly Working insere-se nesta veia de investigação/contestação das estruturas capitalistas. Aqui, é ideia é dar o palco aos personagens de jogos que não costumam protagonizar a acção, pela sua existência enquanto personagens-de-fundo, que dão cor e dinamismo ao mundo mas sem um propósito no jogo para além da sua função mais básica enquanto os extras destes mundos digitais: os NPCs, non-playable characters, ou personagens não jogáveis. Como são os seus dias quando não estão a fazer parte da narrativa principal? Tornam-se máquinas forçadas a um único percurso constante, sem desvios, até que uma falha na programação os possa libertar da sua servidão. (Ana Cabral Martins)