23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Rodeo

Lola Quivoron

França
2022, 106'

Os novos cavalos são as motas e os novos rodeos são as corridas e acrobacias de motocross não propriamente legais. Neste filme, Julie Ledru é Julia, uma rapariga de carapaça dura e sem medo, marcada pela sua paixão por motas, a sua velocidade e a sensação de liberdade que proporcionam. Mas o mundo extremamente masculino dos subúrbios de Paris que Julia quer habitar exige provas cada vez mais arriscadas e o seu lugar nesta comunidade não é fácil de assegurar.

Rodeo é a primeira longa-metragem de Lola Quivoron num universo que lhe é totalmente familiar, uma continuação da sua curta-metragem Au Loin Baltimore (IndieLisboa 2017), influenciada entre outras por De bruit et de fureur de Jean-Claude Brisseau. Premiado no último Festival de Cinema de Cannes, sendo o favorito da seleção Un certain regard, Rodeo é todo um vocabulário, uma poesia, mas acima de tudo é uma bofetada. Um estalo de um instinto cinematográfico, de um momento de bobinas, que cheira a gasolina o tempo todo e aguça os sentidos. Cheira a fogo, é a câmera incandescente que queima com o betume, filmada pra valer, como nunca antes, em CinemaScope, estilo western urbano. Loucura inflamada do cinema, loucura incendiada de emoções. Verdadeiro viés radical do ponto de vista estritamente formal, é também, no fundo, uma imensa audácia nunca provocativa ou complacente para torná-los belos os anti-heróis que fazem parte desta banda. Eles são crus, fogo em seus olhos, óleo em suas veias. (Mickaël Gaspar)

Competição Internacional

SESSÕES

29 Abril, Sábado, 21:30 (106')

Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira • C.571

02 Maio, Terça-feira, 17:45 (106')

Cinema Ideal • C.574

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Rodeo
DIÁLOGO
Francês
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Lola Quivoron, Antonia Buresi
ELENCO
Julie Ledru, Junior Correia, Louis Sotton, Mohamed Bettahar, Yanis Lafki, Ahmed Hamdi, Dave Nsaman Okebwan, Antonia Buresi
FOTOGRAFIA
Raphaël Vandenbussche
SOM
Lucas Doméjean
MONTAGEM
Rafael Torres Calderón
PRODUTOR
Charles Gillibert
PRODUÇÃO
CG Cinéma

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO