23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

After

Anthony Lapia

França
2023, 69'

Entre música tecno a ribombar, visitas discretas à casa de banho, drogas mais ou menos fortes e corpos como carrinhos de choque, a discoteca talvez seja o purgatório que entretém e distrai da repetição dos dias — com uma banda sonora que reflete o júbilo e a imersão de uma saída à noite. Neste cenário, entre céu e inferno, Félicie e Saïd conhecem-se e vão juntos para casa. A crescente luz da madrugada vai iluminando as suas, bem diferentes, visões de vida.

“Quem dança seus males espanta” poderia ser a chave de entrada para este filme que nos lança imediatamente no meio de uma catártica pista de discoteca onde encontramos corpos suados em transe, ao som do tecno, à procura de expiar o cada vez mais pesado fardo do dia-a-dia, numa utopia efémera colectiva, livre de hierarquias sociais.

A imersão é tal que nós espectadores queremos juntar-nos à festa e é difícil permanecer quietos na cadeira. Tunz, tunz, tunz!

Do extase dançante passamos discretamente à calmaria da madrugada graças ao encontro de Félicie e Saïd que partem da discoteca juntos para o “after” na casa dela. Emerge então, de forma mais evidente, um retrato geracional de grande autenticidade que nos remete para o contexto contemporâneo. O descontentamento faz-se mais explícito na colisão da noite com o dia, do alienamento com a conscientização, do pessoal com o político… do presente da perspectiva de uma jovem advogada e um motorista de uber engajado. Um filme efervescente ilusoriamente festivo. (Susana Santos Rodrigues)

Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
After
DIÁLOGO
Francês
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Anthony Lapia
ELENCO
Louise Chevillotte, Majd Mastoura, Natalia Wiszniewska, Killian Briot, Olivier Chantreau
FOTOGRAFIA
Robin Fresson, Raimon Gaffier
SOM
Charlotte Comte, Clément Ghirardi
MONTAGEM
Joran Leroux-Gipouloux
PRODUTOR
Anthony Lapia, Lorenzo Bianchi, Félicie Roger, Avantika Singh Desbouvries
PRODUÇÃO
Salt for Sugar films, Société Acéphale
VENDAS
Société Acéphale ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO