01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

JÚRIS E PRÉMIOS

JÚRIS OFICIAIS

Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens

Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa / 15.000 Euros
Prémio Especial do Júri Canais TVCine / Aquisição dos direitos do filme para Portugal

Charlotte Serrand

Charlotte Serrand dirige o Festival Internacional de Cinema de La Roche-sur-Yon e é conselheira artística do Visions du Réel e do NIFFF. Foi conselheira da Quinzena dos Realizadores e colaboradora frequente de Albert Serra, além de ser realizadora.

Fernanda Fragateiro

Artista portuguesa. A sua prática, na tensão entre escultura e arquitetura, envolve uma abordagem arqueológica da história social, política e estética do modernismo através de pesquisas continuadas com material de arquivos, documentos e objetos.

© Maja Medic

Kamal Aljafari

Kamal Aljafari (Ramla, Palestina, 1972. Radicado em Berlim, Alemanha) trabalha com imagens em movimento, entrelaçando ficção, não-ficção e arte, com filmes exibidos em festivais como Berlinale, Locarno, Rotterdam e Visions du Réel. Autor em retrospectiva no IndieLisboa 2024.

Júri da Competição Internacional de Curtas-Metragens

Grande Prémio de Curta-Metragem EMEL / 4.000 Euros

2 Prémios Especiais de Júri / 500 Euros cada

Carolina Celas

Carolina Celas trabalha como ilustradora para diversos meios. Licenciou-se em Design e completou um Mestrado em Comunicação Visual. A sua ilustração explora o detalhe, o humor e o surreal através de elementos naturais e espaciais.

Peter Cerovšek

Director do FeKK Ljubljana Festival de Curtas-Metragens. Criou também o festival de práticas audiovisuais experimentais V-F-X Ljubljana. É diretor do Centro de Artes Contemporâneas SCCA-Ljubljana. Realizou várias curtas-metragens que obtiveram reconhecimento internacional.

Roopa Gogineni

Roopa Gogineni é uma cineasta e fotógrafa indiano-americana cujo trabalho analisa a memória histórica e os modos de resistência. Depois de uma década a viver em Nairobi, vive atualmente em Paris.

Júri da Competição Nacional

Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa Max / 5.000 Euros
Prémio Melhor Realização para Longa-Metragem NOVA FCSH / 1.000 Euros
Prémio Melhor Curta-Metragem Portuguesa / 2.000 Euros
Prémio Novo Talento The Yellow Color / 1.500 Euros convertíveis em serviços de pós-produção de imagem

Dounia Sichov

Realizadora, montadora, actriz, produtora e professora francesa. Montou, entre outros, Return to Seoul de Davy Chou (Prémio da Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles) e Mariupolis 2 de Mantas Kvedaravicius (Prémio do Júri – l’Oeil d’Or em Cannes 2022).

Nuno Galopim

Jornalista, com trabalho na imprensa, rádio e televisão. É atualmente diretor de programas da Antena 1, RDP Internacional e RDP África. Realizou documentários para televisão, foi programador do festival Queer Lisboa.

Roger Koza

É membro da Fipresci e trabalha como crítico de cinema para diversas revistas, entre as quais Con los ojos abiertos, da qual é editor. É ainda programador de festivais relevantes como o Filmfest Hamburg e a Viennale e director do Doc Buenos Aires e do FICIC. Foi moderador de masterclasses com enormes cineastas.

Júri da Competição Novíssimos

Prémio Novíssimos / 1.500 Euros + promoção e venda Portugal Film

Frederico Mesquita

Realizador e Produtor, tendo colaborado em obras de autores como Miguel Gomes, Teresa Villaverde, Gabriel Abrantes, Marco Martins, Carlos Conceição, João Nicolau e Mónica Lima. Em 2024 funda a sua produtora em nome próprio, Seara Filmes.

© Alexander Janetzko

Mário Ventura

Mário Ventura (1989) nasceu no Barreiro, formou-se em Realização na ETIC e exerceu várias funções em televisão, cinema, publicidade, videoclips e espetáculos. Atualmente é programador de cinema no Cine Clube do Barreiro e no Entre Olhares.

Sabine Lancelin

Nascida em 1959 no Congo Belga [atual República Democrática do Congo], Sabine pertence à primeira geração de mulheres directoras de fotografia francesas. Apoiou e trabalhou sempre para filmes independentes, defendendo ativamente um cinema de qualidade e originalidade.

Júri Silvestre de Longas-Metragens

Prémio Silvestre para Melhor Longa-Metragem / 1.500 Euros

Natacha Seweryn

Directora de programação do Festival Internacional de Cinema Independente de Bordéus (FIFIB), na França, e responsável por duas residências para o desenvolvimento de curtas e longas-metragens, conectadas ao festival.

NICOLE REINHARD

Directora do museu de cinema Filmpodium em Zurique. Anteriormente actuou como directora do Stadtkino Basel, onde lançou o arquivo de filmes Kinemathek Le Bon Film e o festival de cinema Bildrausch – Filmfest Basel; e foi membro da equipa de gestão e artística do Festival Internacional de Curtas-Metragens em Winterthur.

Jorge Queiroz

Artista visual formado na Ar.Co, London Royal College of Arts e NY School of Visual Arts. Presença nas Bienais de Veneza, São Paulo, Berlim e Rennes. Expôs no Centre Georges Pompidou, Museu de Serralves, Palais de Tokyo, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Walhof, Museum Boijmans Van Beuningen, entre outros.

Júri Silvestre de Curtas-Metragens

Prémio Silvestre para Melhor Curta-Metragem Escola das Artes / 1.000 Euros

© Shinya Kato

Annika Henderson

Anika a.k.a Annika Henderson (DE/GB), nascida em 1987 em Woking, Reino Unido, é uma cantora, poetisa, DJ, apresentadora de rádio e realizadora de vídeos, mais conhecida pelo seu álbum de estreia “Anika” (Stones Throw/Invada), de 2010, com a banda de Bristol Beak>, que inclui a cover dos Kinks de “I Go To Sleep”.

Karel Spěšný

Karel Spěšný é o cofundador do Festival de Cinema Pragueshorts, do qual tem sido o director de programação desde então. Actualmente, como produtor e showrunner, concentra-se principalmente no desenvolvimento e produção de filmes e séries.

Tomás Paula Marques

Realizadora e artista visual, autora dos filmes EM CASO DE FOGO (2019), CABRA CEGA (2021) e DILDOTECTÓNICA (2023). O seu trabalho foca-se em questões de género e sexualidade com base em investigação histórica e sociológica, assim como experiências pessoais.

Júri IndieMusic

Prémio IndieMusic / 1.000 Euros

© Estelle Valente

Alex D'Alva Teixeira

Conhecido por desempenhar o papel de vocalista do trio pop Lisboeta D’ALVA e por suas aventuras sónicas, como ALGUMACENA. Como músico e compositor de gosto musical eclético, sente-se em casa em territórios tão distintos como Boiler Room ou a Emo Nite.

Lia Pereira

Nasceu no Grande Porto em 1978 e estudou Comunicação Social em Lisboa, onde vive. Integra a redação da BLITZ desde 2006 e escreve, também, no Expresso, cuja revista coordena. Apresenta ainda o podcast de entrevistas Posto Emissor, na BLITZ.

© Mariana Castro

Tiago Castro

Director de Programas na Rádio SBSR. Autor do programa “A Floresta Encantada” (Prémio SPA para o Melhor Programa de Rádio 2023). Também é ACID ACID. Tem dois álbuns, incluindo o registo “JODOROWSKY”, considerado pela Blitz como um dos 50 melhores discos nacionais de 2020.

JÚRIS NÃO OFICIAIS

Júri Amnistia Internacional

Prémio Amnistia Internacional / 1.500 Euros

Júri Árvore da Vida

Prémio Árvore da Vida para Filme Português / 2.000 Euros

Pedro Mexia

Poeta e ensaísta.

Rui Martins

Teólogo.

Júri Mutim

Prémio Mutim / 250 Euros

Prémio à curta da secção Novíssimos que melhor contribua para um imaginário cinematográfico não estereotipado no cinema português.

Joana de Sousa

Programadora.

Pocas Pascoal

Realizadora.

Teresa Vieira

   Crítica.

Júri Queer Art Lab

Prémio Queer Art Lab / 1.000 Euros

Este prémio homenageia o filme, de países MEDIA, que captura a essência da diversidade e autenticidade dentro da comunidade LGBTQI+, desafiando estereótipos e promovendo empatia e compreensão.

Daniel Sea

Artista, ator e músico.

Sol Duarte

Trabalhador artistico, antifascista, transmasculine.

Júri Escolas

Prémio Escolas para a melhor Curta-Metragem Portuguesa

Catarina Tavares

CED D. Maria Pia – Casa Pia de Lisboa

Melissa Silvestre

Escola Artística António Arroio

Rodrigo Pereira

Escola Secundária Gil Vicente

Júri Universidades

Prémio Universidades para a melhor Longa-Metragem Portuguesa

Beatriz Maciel

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

Beatriz Mourão

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Maria João Poiares

ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

PRÉMIO DO PÚBLICO

Prémio Longa-Metragem / 1.000 Euros 
Prémio Curta-Metragem / 750 Euros
Prémio IndieJúnior / 500 Euros

Secções elegíveis: Competição Internacional, Competição Nacional, Novíssimos, Smart7, Silvestre, IndieMusic, IndieJúnior, Boca do Inferno, Rizoma

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO