23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

The Missing

Carl Joseph Papa

Filipinas
2023, 90'

A animação deste filme resulta numa metáfora tocante sobre trauma, físico e emocional, e reconciliação. Eric é um artista dedicado à animação que literalmente não tem boca, pelo que a sua comunicação é feita através de um quadro à volta do pescoço. Demasiado introvertido para confessar sentimentos ao seu colega de trabalho, vive de forma isolada, apesar das tentativas da mãe para o aproximar do mundo lá fora. Até ao dia em que ela lhe pede para visitar o tio Rogelio.

Dirigido pelo filipino Carl Joseph Papa, The Missing é um longa-metragem cuja animação é feita por rotoscopia. Se a rotoscopia permite preservar a expressividade, Papa rapidamente abre espaço para o surreal. A boca de Eric, o personagem principal, é apagada. Numa pausa (ou num sonho?), o filme migra para a ficção científica. O cineasta estabelece um diálogo interessante entre a aparência ultra-realista e a tensão fantástica.

A animação em The Missing é livre, inventiva e particularmente expressiva: partes do rosto apagadas, grelhas visíveis, marcas do lápis… cada elemento parece ser escolhido com uma relação direta à expressão das emoções e do mundo interior. O gênero também é um meio de expressão, onde a fantasia fala de traumas queer, como no Mysterious Skin do Gregg Araki.  (Michaël Gaspar)

Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Iti Mapukpukaw
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Carl Joseph Papa
ELENCO
Carlo Aquino, Dolly de Leon, Gio Gahol
FOTOGRAFIA
Jehtro Jamon
MONTAGEM
Benjamin Tolentino
PRODUTOR
Dan Villegas
PRODUÇÃO
Project 8 Projects
VENDAS
Project 8 Projects

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO