23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

78 Days

Emilija Gašić

Sérvia
2024, 85'

Estamos em 1999 e a NATO investiu contra a Sérvia durante a Guerra do Kosovo. Mas as protagonistas são adolescentes que lidam com a ameaça das bombas criando o seu próprio diário através de vídeos caseiros, concentrando-se nas coisas que as tornam ainda inocentes, adiando as agruras do mundo: rapazes misteriosos, primeiros beijos e desilusões do foro íntimo que significam que também estão a crescer, aconteça o que acontecer lá fora.

Realidade ou ficção? Realidade e ficção. Este é um filme que não deixa ninguém indiferente, com maior peso à luz daquilo a que assistimos diariamente e em directo no mundo contemporâneo, ora na Ucrânia, ora em Gaza, ora as revoluções esquecidas e os conflitos bélicos que estão a tomar conta das ruas em África.

Emilija Gašić filma nesta que é a sua primeira longa toda carnificina no pano de fundo do quotidiano familiar em que três irmãs e os seus vizinhos crescem com a guerra. A ternura e a beleza do coming of age que vemos é reminiscente dos filmes caseiros dos anos 90. E aqui está a armadilha – o formato e a construção narrativa recorrendo a filmagens video Hi8 no registo dos diários daquela família poderíamos estar a assistir num documentário. (Alexandra Ferraz)

Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
78 dana
DIÁLOGO
Sérvio
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Emilija Gašić
ELENCO
Viktorija Vasiljević, Milica Gicić, Tamara Gajović, Pavle Čemerikić, Maša Ćirović, Jelena Djokić, Goran Bogdan
FOTOGRAFIA
Inés Gowland
SOM
Dora Filipović
MONTAGEM
Jovana Filipović
PRODUTOR
Andrijana Sofranić Šućur, Miloš Ivanović
VENDAS
Lights On ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO