23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Sobre las nubes

María Aparicio

Argentina
2022, 143'

Um filme com quatro histórias centrais que retratam uma classe média e a sua relação com o trabalho, seja pela sua precariedade, pela instabilidade, pelo peso da rotina ou pelas ilusões ainda acalentadas. Uma fábula urbana onde um cozinheiro, um técnico no desemprego, uma enfermeira num hospital público e uma livreira não se cruzam senão através do olhar a preto e branco da câmara, entre a chuva dos dias. 

Sobre las nubes é o resultado da observação atenta da cineasta sobre o lugar onde vive, o centro de Córdoba, os seus ritmos e a sua dinâmica. O filme parece dizer-nos “a vida é o que acontece enquanto trabalhamos”, ou procuramos trabalho, ou vamos e voltamos do trabalho. Há algo de triste nesta frase, no entanto, o filme responde a esta afirmação tornando visível algo óbvio, mas que esquecemos. A própria coisa que nos restringe, que regula o nosso tempo e os nossos movimentos no espaço, é o que partilhamos mesmo com aqueles que não conhecemos. 

O filme retrata isto filmando ternura e bondade, questões que poderiam ser consideradas ingênuas no mundo em que vivemos, mas que o filme ilumina como o ponto de abrir a nossa própria fragilidade ao outro. Uma abertura que tem a ser visto como se observa o movimento das nuvens ou um eclipse solar, um fenômeno efêmero mas revelador. (Vanja Milena)

Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Sobre las nubes
DIÁLOGO
Espanhol
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
María Aparicio, Nicolás Abello, Emanuel Diaz, Santiago Sgarlatta
ELENCO
Eva Bianco, Malena León, Leandro García Ponzo, Pablo Limarzi, Juana Oviedo
FOTOGRAFIA
Santiago Sgarlatta
SOM
Juan Manuel Yeri
MONTAGEM
Martín Sappia
PRODUTOR
Pablo Ratto
PRODUÇÃO
Trivial Media
VENDAS
Pascale Ramonda ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO