23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

In the Court of the Crimson King

Toby Amies

Reino Unido
2022, 86'

Os 50 anos da banda vistos através da perspectiva muito presente do realizador Toby Amies que não se foca apenas em Robert Fripp, o controlador (e controlado) e genial líder da banda que exige a mesma dedicação dos restantes membros que impõe a si próprio. O documentário gira em torno de questões como o tempo, a morte e o poder da música e do virtuosismo, bem como a dedicação dos fãs, sem nunca perder o sentido de humor.

Quem é, afinal, Robert Fripp, e o que são, na verdade, os seus King Crimson? Banda charneira do rock progressivo, casa de incontáveis músicos, vários deles tão enriquecidos como aterrorizados pela experiência, os autores de “In the Court of the Crimson King” são um enigma fascinante. No centro de tudo, o guitarrista Robert Fripp, perfeccionista cruel, génio excêntrico, músico total. “In the Court of the Crimson King” acompanha a biografia da banda, mas não é exactamente dela que se ocupa. Recua no tempo, através de memórias animadas pelas imagens de arquivo, e aponta a câmara a Fripp em busca de respostas que nem sempre surgem, ou que surgem sob a forma de novos enigmas. Ouvimos os músicos da banda, os de ontem e de hoje, ouvimos os fãs que não concebem nada menos que devoção. Ouvimos e vemos em busca de uma resposta. O que são afinal os King Crimson? Encontrar uma resposta não é, aqui, essencial. A intrigante neblina do mistério cai bem a Robert Fripp. (Mário Lopes)

IndieMusic

SESSÕES

03 Maio, Quarta-feira, 21:45 (86')

Culturgest, Auditório Emílio Rui Vilar • C.324

05 Maio, Sexta-feira, 19:30 (86')

Cinema São Jorge, Sala 3 • C.327

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
In the Court of the Crimson King
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
ELENCO
Mel Collins, Robert Fripp, Jakko Jakszyk, Tony Levin, Pat Mastelotto, Bill Bruford, Adrian Belew, Bill Rieflin, Jeremy Stacey
FOTOGRAFIA
Toby Amies
MONTAGEM
Ollie Huddleston
PRODUTOR
Toby Amies, Nicholas Jones
VENDAS
Ben Bassauer ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO