A vida de Irmin Schmidt — fundador dos CAN, mítica banda alemão de krautrock, que inclui um início de carreira como maestro e uma ligação a Karlheinz Stockhausen, e depois inúmeros trabalhos de composição para bandas sonoras de filmes (como Palermo Shooting, de Wim Wenders) e uma ópera, Gormenghast — é contada de forma intimista e bem humorada, plena de imagens de arquivo que ilustram a sua vida, filosofia e as dinâmicas da banda.
O documentário de Michael P. Aust e Tessa Knapp guia-nos pela história dos Can, banda alemã inescapável na música do século XX, influência vasta que se estende do rock, à electrónica, à música exploratória, qualquer que seja a expressão em que se manifeste. Vemo-la de um ângulo particular, pelos olhos do teclista Irmin Schmidt. Uma viagem íntima pelo percurso de vida do músico, hoje com 85 anos: o passado da Alemanha a crescer com o fantasma nazi ainda tão próximo, a formação musical com Stockhausen e Ligeti, a libertação contracultural dos anos 1960 e 1970, o trabalho em banda-sonoras e o entusiasmo continuado, renovado pela música electrónica na vida pós Can. “Can and Me”, retrato de vida e biografia musical, é uma viagem íntima e impressionista ao coração da criatividade da banda de “Future Days” ou “Tago Mago”. (Mário Lopes)