23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Trip

Lilly Creightmore

Reino Unido
2022, 73'

Num sentido totalmente literal Lilly Crieghtmore embarca numa viagem muito pessoal, e bastante romântica, que a leva dos Estados Unidos ao Reino Unido e de volta, passando pela Islândia e pelo Sul de África. O seu mapa é pouco convencional: é seguir bandas de rock psicadélico, como os The Black Angels, Brian Jonestown Massacre, Sonic Boom ou Roky Erickson. O filme é um retrato íntimo dos bastidores das bandas que acompanha e que se traduz numa experiência imersiva de sons, ritmos e conversas. 

Em 2008, a fotógrafa e cineasta Lilly Creightmore é convidada a acompanhar a digressão da banda The Black Angels quando estes se fazem à estrada como banda de apoio do lendário Roky Erickson. A partir dessa posição privilegiada, Creightmore constrói um relato íntimo, que capta a história de um punhado de artistas antigos e novos, que influenciou o ressurgimento de um som de inspiração psicadélica, numa altura em que se procurava uma alternativa a uma indústria musical cada vez mais impessoal e competitiva.

Apresentando actuações ao vivo e filmagens íntimas nos bastidores e nos bancos de trás de carrinhas em digressão, temos o privilégio de assistir ao percurso e à evolução de bandas tão incríveis como os já citados The Black Angels, mas também Spacemen 3, Tess Parks, Anton Newcombe e The Brian Jonestown Massacre, Sonic Boom, Night Beats, The Underground Youth e Medicine Boy, e com eles vamos explorando os trilhos desta paisagem sonora sem fronteiras, desde os EUA até à África do Sul. Uma viagem sensorial imperdível. (Ricardo Duarte)

IndieMusic

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Trip
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
SOM
Ryan Van Kriedt, Torben Utecht
MONTAGEM
Oscar Gogerly, Barry De Villiers
PRODUTOR
Mark Jacobs, Lilly Creightmore

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO