23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Even Hell has its Heroes

Clyde Petersen

Estados Unidos
2023, 110'

Um documentário que é como a música da banda em que se foca, os Earth: vagaroso, poético e imersivo, escapando à estrutura tradicional do documentário de música em prol de uma exploração atmosférica. A mais lenta banda de metal do mundo, liderada por Dylan Carlson, revela-se através de testemunhos de um passado doloroso — o consumo de heroína e uma ligação à morte de Kurt Cobain, um fantasma que assombra todo o filme — que se transforma em algo se não triunfante, pelo menos sublime. 

Dylan Carlson é um nome maior da paisagem de Seattle, tendo fundado em 1989 os Earth, nome roubado aos Black Sabbath antes de serem Black Sabbath, de quem era fã assumido. Figura de culto e respeitada, Carlson não gosta de etiquetas, diz apenas fazer música, mas aceita que o coloquem como o fundador do drone, ou drone metal, ou drone doom… Os Earth são sobretudo uma banda de culto, fonte de inspiração, por exemplo dos Sunn O))), abertos a colaborações menos previsíveis como com Kevin “The Bug” Martin. Clyde Petersen casa a estética do filme com a estética da banda, cujo último álbum é a banda sonora original para este filme, e consegue captar a sua essência na perfeição. É uma grande história, que parece quase um lado B da história que todos conhecemos da Seattle de tempos idos. Uma Seattle onde não podia faltar Kurt Cobain, com quem Dylan Carlson dividiu a casa e de quem era grande amigo e que é o grande fantasma deste filme. (Carlos Ramos)

IndieMusic

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Even Hell has its Heroes
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
ELENCO
Dylan Carlson, Adrienne Davies, Slim Moon, Brett Netson, Stuart Hallerman, Corey J. Brewer
SOM
Mell Dettmer
MONTAGEM
Clyde Petersen
PRODUTOR
Clyde Petersen, Kathy Lindenmayer, Bruce Bond, Lynn Shelton, Benjamin Kasulke, Keith Bacon, Jody Poorwill, Theo Hilton, Paul Shin, Leah Gold, Corey J. Brewer

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO