“Subotnick” é o nome de uma música de Caribou, mas é também o apelido de Morton, o nonagenário compositor e pioneiro de música electrónica sobretudo conhecido pelo álbum Silver Apples of the Moon (1967), que continua a ser descoberto por novas gerações décadas depois. Entre registos antigos, que exploram a sua extensa carreira, e conversas na primeira (e terceira) pessoa, conhecemos um homem que se deixa guiar pelo instinto (e pelo seu braço).
Este documentário apresenta-nos Morton Subotnick, um dos pioneiros no desenvolvimento da música electrónica e compositor de Silver Apples of the Moon, aquele que é considerado o primeiro trabalho de música electrónica editado comercialmente.
Através de entrevistas e vídeos de arquivo, é traçado o seu retrato desde a infância, em que se revelou um prodígio do clarinete, até aos dias de hoje, em que continua a afirmar-se como um artista incansável e sempre curioso e interessado na constante inovação estética e tecnológica. Este percurso, que não deixa de aflorar momentos marcantes da sua vida como a participação na guerra na Coreia, vai culminar na preparação e apresentação da sua obra multimédia, Crowds and Power.
Recorrendo ainda a testemunhos reveladores de figuras-chave do seu passado e presente, “Subotnick” fornecerá uma visão geral da vida rica e da carreira intransigente deste compositor, contemporâneo de artistas como Pauline Oliveros, Terry Riley e Steve Reich, e com uma curiosidade imensa pela experimentação de formas e processos musicais. (Ricardo Duarte)