23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Subotnick: Portrait of an Electronic Music Pioneer

Robert Fantinatto

Canadá
2022, 87'

“Subotnick” é o nome de uma música de Caribou, mas é também o apelido de Morton, o nonagenário compositor e pioneiro de música electrónica sobretudo conhecido pelo álbum Silver Apples of the Moon (1967), que continua a ser descoberto por novas gerações décadas depois. Entre registos antigos, que exploram a sua extensa carreira, e conversas na primeira (e terceira) pessoa, conhecemos um homem que se deixa guiar pelo instinto (e pelo seu braço).

Este documentário apresenta-nos Morton Subotnick, um dos pioneiros no desenvolvimento da música electrónica e compositor de Silver Apples of the Moon, aquele que é considerado o primeiro trabalho de música electrónica editado comercialmente.

Através de entrevistas e vídeos de arquivo, é traçado o seu retrato desde a infância, em que se revelou um prodígio do clarinete, até aos dias de hoje, em que continua a afirmar-se como um artista incansável e sempre curioso e interessado na constante inovação estética e tecnológica. Este percurso, que não deixa de aflorar momentos marcantes da sua vida como a participação na guerra na Coreia, vai culminar na preparação e apresentação da sua obra multimédia, Crowds and Power.

Recorrendo ainda a testemunhos reveladores de figuras-chave do seu passado e presente, “Subotnick” fornecerá uma visão geral da vida rica e da carreira intransigente deste compositor, contemporâneo de artistas como Pauline Oliveros, Terry Riley e Steve Reich, e com uma curiosidade imensa pela experimentação de formas e processos musicais. (Ricardo Duarte)

IndieMusic

SESSÕES

29 Abril, Sábado, 21:30 (87')

Cinema Fernando Lopes • C.715

02 Maio, Terça-feira, 21:45 (87')

Cinema São Jorge, Sala 3 • C.718

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Subotnick: Portrait of an Electronic Music Pioneer
DIÁLOGO
Inglês
LEGENDAS
Português
FOTOGRAFIA
Robert Fantinatto, Aidan Fantinatto
SOM
Justin Ladd
MONTAGEM
Robert Fantinatto
PRODUTOR
Jason Amm

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO