23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

The House Is On Fire, Might As Well Get Warm

Mouloud Aït Liotna

França / Argélia
2023, 42'

Um filme que começa por ser sobre o escape de um personagem da Argélia para Paris. O dinheiro está contado, a partida iminente. Quando um amigo morre, Yanis visita o velório apenas para ser roubado de seguida. Segue-se uma missão na estrada para apanhar o culpado.

Yanis está de partida para uma viagem de sonhos incertos. No último dia na Argélia, antes de rumar a França, dedica-se aos preparativos finais na aldeia vizinha e acaba por se ver envolvido numa série de imprevistos que alimentam as angústias da partida. Existirá um destino? Fará sentido tentar contrariá-lo? Haverá sempre quem duvide dos relatos de sucesso dos que já partiram, mas que ninguém ponha em causa a coragem de quem investe tudo na viagem, deixando para trás uma parte de si.

Nesta belíssima história, reflexiva e melancólica, está presente uma ideia de emigração em sentido inverso ao do sucesso. O que nos espera do outro lado pode apenas ser um desapego imposto, sublimado e silencioso.

Baseado na sua própria história de emigração, o realizador Mouloud Aït Liotna estreia-se no cinema dizendo que este filme é uma espécie de homenagem desiludida, prestada àqueles que como ele estão desenraizados de facto ou de espírito. (Margarida Moz)

Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Axxam Yaṛɣa, Maqaṛ Ansaḥmu
DIÁLOGO
Árabe
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Mouloud Aït Liotna
ELENCO
Mehdi Ramdani, Mohamed Lefkir, Abdelghani Ouyahia
FOTOGRAFIA
Jowan Le Besco
SOM
Hocine Mellal
MONTAGEM
Esther Frey
PRODUTOR
Benjamin Costes, Thibaut Amri
PRODUÇÃO
Avant la Nuit
VENDAS
MAD Solutions ([email protected])

PARTILHAR

CURTAS DO MESMO PROGRAMA

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO