23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Un movimiento extraño

Francisco Lezama

Argentina / França
2024, 23'

Uma rapariga argentina trabalha como guarda num museu de Buenos Aires. Para passar as noites tediosas, decide prever o futuro. Entre os movimentos do dólar, uma indemnização e um novo emprego, o que sucede é uma nova paixão. 

Depois de, em 2010, o festival mostrar Fuera de Cuadro (de Márcio Laranjeira), que desenvolvia um retrato biográfico de Francisco Lezama, e de no ano seguinte exibir La ilusión te queda (co-realizado por Laranjeira e Lezama, e vencedor do prémio Árvore da Vida), regressa – uma década mais tarde – ao trabalho do cineasta argentino. Em certa medida, Un movimiento extraño é o último tomo de uma trilogia composta pelas curtas realizadas nesse ínterim: La novia de Frankenstein (2015) e Dear Renzo (2016) – ambos co-realizados com Agostina Gálvez. Além de retomar o trabalho com a atriz Laila Maltz (que, em certa medida, recupera o seu papel de Dear Renzo), prossegue os mesmos retratos de uma geração às avessas com a instabilidade económica do país. Só que, desta feita, as flutuações do Peso Argentino refletem-se nas flutuações do desejo – nos outros filmes, a instabilidade monetária refletia-se na permeabilidade das noções de verdade. Diante da incerteza do capital, a fluidez dos corpos. (Ricardo Vieira Lisboa)

Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Un movimiento extraño
DIÁLOGO
Espanhol
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Francisco Lezama
ELENCO
Alejandro Russek, Cecilia Rainero, Eugenia Alonso, Guillermo Massé, Jorge Prado, Laila Maltz, Marcela Guerty, Paco Gorriz, Sofía Palomino, Susana Pampín
FOTOGRAFIA
Federico Lastra
SOM
Gabriel Real, Javier Jensen
MONTAGEM
Franco Figueroa
PRODUTOR
Juan Segundo Alamos, Francisco Lezama, Iván Moscovich
PRODUÇÃO
36 Caballos, Un Puma

PARTILHAR

CURTAS DO MESMO PROGRAMA

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO