23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Uma maneira diferente de celebrar o centenário do Instituto Português de Oncologia de Lisboa

Entre 5 e 7 de Janeiro de 2024, decorreu a Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos, uma das iniciativas de celebração do centenário desta instituição de referência no estudo, tratamento e investigação do cancro.

Em seis sessões, preenchidas e emotivas, apresentámos à comunidade um novo olhar, graças ao enquadramento proporcionado pelas introduções, feitas por profissionais do IPO Lisboa que lidam diariamente com a doença oncológica, fornecendo novas pistas para vermos e sentirmos os filmes com outro fulgor.

O debate – moderado por Joana Cruz (radialista) e com as participações de Paula Chaves (representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro), Nuno Artur Silva (ex-secretário de Estado da Cultura e fundador das Produções Fictícias) e Rui Miguel Ribeiro (editor da Edições do Saguão e poeta) – constituiu outro momento distintivo desta Mostra de Cinema. A partir de Notre corps, de Claire Simon, deu-se uma conversa enriquecedora, com testemunho esperançoso de quem viveu e vive com a doença.

Ao longo de três dias, o Cinema São Jorge foi palco de uma mostra de filmes que mexeram com os nossos sentimentos, de forma mais ligeira ou mais abrupta, mas definitivamente não deixaram ninguém indiferente. 

Do lado do IndieLisboa, este foi um grande desafio de que nos orgulhamos de ter tomado parte. Fomos chamados a pensar o cinema de uma forma a que não estamos habituados há 20 anos, e que é programar cinema contemporâneo para contexto de festival. Para a Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos tivemos de sair da zona de conforto, sem perder a nossa essência, em busca de cinema com um tema de fundo, que se relacionasse não só com doença oncológica mas também com o trabalho desenvolvido pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil. Foi um processo exigente mas recompensador. 

Fotografias © Raquel Montez

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO