01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

Júri, novos prémios e as parcerias de 2023

O IndieLisboa começa já na próxima quinta-feira, dia 27 de Abril, e além do programa já anunciado, é tempo de destacar também as parcerias desta edição, bem como os nomes que fazem parte dos júris oficiais do festival.

Fazem parte do júri da Competição Internacional de longas-metragens o músico Adolfo Luxúria Canibal, a programadora Aistė Račaitytė e a cineasta Marta Popivoda. Esta secção engloba o Grande Prémio de Longa-Metragem Cidade de Lisboa e o Prémio Especial do Júri Canais TVCine. A arquivista e curadora Annabelle Aventurin, o realizador e performer Ary Zara e o artista Gabriel Böhmer dão corpo ao júri de curtas-metragens, que vai escolher os vencedores do Grande Prémio de Curta-Metragem EMEL e os diferentes premiados de Melhor Curta de Animação, Documentário e Ficção.

Os filmes vencedores da Competição Nacional, que contempla o Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa, o Prémio para Melhor Realização de Longa-Metragem NOVA FCSH, o Prémio para Melhor Curta-Metragem e o Prémio Novo Talento The Yellow Color, serão decididos pela realizadora Anita Rocha da Silveira, o responsável de programação do festival CPH:DOX Mads K. Mikkelsen e o curador Pedro Segura. O Prémio Novíssimos, dirigido a jovens cineastas, conta com o realizador Falcão Nhaga, o responsável pela Berlinale Talents Florian Weghorn e a programadora Lur Olaizola.

A secção Silvestre junta Claire Simon, Djamila Grandits e Yasuhiro Morinaga na decisão das longas-metragens, e Julien Bodivit, Marina Kozul e Molly Nilsson nas curtas-metragens. A Escola das Artes, da Universidade Católica do Porto, reforça a sua parceria com o festival oferecendo este ano o Prémio Silvestre para Melhor Curta-Metragem. Por fim, o IndieMusic apresenta um novo patrocínio ao seu prémio, da Bandida do Pomar, e a escolha caberá ao músico João Branco Kyron, o professor José Marmeleira e a cantora e performer Rita Braga. A lista completa e detalhada de júris oficiais e não oficiais pode ser consultada na página de júris e prémios.

O BPI-Fundação La Caixa renova a sua associação ao festival por um segundo ano, reforçando o seu apoio à cultura para todas as pessoas. Também a EMEL e a TVCine regressam ao seu papel de marcas patrocinadoras do festival. A EMEL além de voltar a promover uma Oficina IndieJúnior, este ano apresenta um Pack Mobilidade, onde junta a oferta de um passe mensal GIRA às cadernetas voucher do IndieLisboa. Por sua vez, a TVCine continua a garantir espaço na sua selecção para o cinema menos comercial, a partir da programação do festival.

A Musa regressa e a ela juntam-se a Bandida do Pomar e a Jameson, formando o trio que assegura os momentos de celebração. Também pela primeira vez no IndieLisboa, a CRC – Car Rental Company veio para garantir os carros oficiais do festival e oferecer um código de desconto nos alugueres dos seus automóveis ao público do IndieLisboa. A Junta de Freguesia de Sto. António volta a apoiar o IndieJúnior, e também a ASUS volta ao festival, desta vez munindo a equipa com os melhores equipamentos. Além do patrocínio do prémio da Escola das Artes, também a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas ganha mais espaço com a realização das LisbonTalks by NOVA FCSH e do IndieLab by NOVA FCSH.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO