Ao longo dos 11 dias de festival, o IndieLisboa apresenta cinco LisbonTalks by FCSH, sendo que a primeira de todas acontece na Cinemateca Portuguesa, a partir da retrospectiva proposta. Jan Švankmajer: o Surrealista estará em foco, numa conversa que contará com a presença do seu produtor de longa data, Jaromír Kallista, e da artista visual Sara Bichão, moderada pelo cineasta Pedro Serrazina.
Ao longo da semana, os encontros acontecerão na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, sempre às 18:00. Falaremos de inclusão e da sua importância na construção de personagens no universo audiovisual, em Inclusão no Cinema ou Como Evitar Estereótipos – Um Imperativo, mas também pensaremos quem são os públicos de cinema nos dias de hoje, em O Lugar do Espectador de Cinema e os Novos Desafios do Futuro, a partir do filme Uma História do Espectador de Cinema, de José Filipe Costa, em estreia mundial no IndieLisboa.
Abordaremos também O Trabalho e o Movimento Sindical. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos debater o lugar do trabalho na sociedade contemporânea, a partir dos programas apresentados em Foco Silvestre, nesta 20.ª edição. E haverá ainda espaço para reflectir sobre as eventuais potencialidades e insuficiências da utilização de inteligência artificial na produção cinematográfica em Fazer Cinema com Inteligência Artificial.
O programa detalhado pode ser consultado na página das LisbonTalks by FCSH. Todas as conversas terão entrada livre.