23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Momentos únicos no IndieJúnior para além das sessões

Não é por qualquer razão que dizemos que o IndieJúnior é a secção mais divertida do festival. Para além dos filmes maravilhosos que vamos ter nesta edição, provenientes dos quatro cantos do mundo, existe uma grande quantidade de sessões especiais, actividades e acontecimentos únicos que terão lugar exclusivamente durante o festival e nos quais tanto crianças como famílias vão passar momentos inesquecíveis.

No que toca a sessões especiais, a 4 de Maio, pelas 16h00 no Grande Auditório da Culturgest, temos o Mundo Animado – Cine-concerto com a Casa da Música, onde três músicos residentes do Serviço Educativo da Casa da Música – António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe) – dão música a dois filmes de Charlie Chaplin e Buster Keaton ao vivo e em cima do palco. Um momento de criatividade e de demonstração de talento que dificilmente se repetirá noutra altura.

A Polónia é uma Animação! (5 de Maio, 16h00, Grande Auditório da Culturgest e 12 de Maio, 11h30, Cinema Ideal) é uma sessão especial onde são exibidas várias curtas metragens de animação realizadas na Polónia dos anos 60. Uma autêntica viagem no tempo e uma oportunidade rara de ver filmes cuja originalidade e inventividade é inspiradora.

Leia mais sobre as sessões especiais do IndieJúnior aqui.

Para além destes momentos, estão também já agendadas várias actividades e oficinas únicas para apelar pela criatividade do público mais jovem do IndieLisboa. No dia 11 de Maio, pelas 16h00 no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, acontece um magnífico Piquenique na Relva! onde crianças, jovens e famílias poderão passar uma tarde a brincar, ouvir música e realizar muitas actividades relacionadas com a programação do IndieJúnior.

Esta tarde inclui oficinas de modelagem de barro (orientada pelos alunos de cerâmica da Escola Artística António Arroio), oficinas de criação de papagaios de papel (orientada pela Casa Nic e Inês), um espaço de leitura e música ao vivo com o Astrus Duo, composto pelo saxofonista Manuel Teles e pelo percussionista Paulo Amendoeira (Orquestra Metropolitana de Lisboa). Melhor do que isto só mesmo o facto do piquenique acontecer logo a seguir a uma sessão de curtas com locução ao vivo – Algures entre o Céu e a Terra, na Culturgest às 15h. Tragam a manta e o cesto com comidas!

Em Caras e caretas! (4 de Maio às 11h00 e 12 de Maio às 17h00 na sala de oficinas do Jardim da Biblioteca Palácio Galveias), pais e filhos com mais de 3 anos podem fazer um livro muito especial (mais parecido com um brinquedo) que vai dar vida a personagens que não param de fazer caretas estranhas.

Em PLIM! Fez-se um filme (5 de Maio às 15h00 e 12 de Maio às 15h00, sala de Oficinas do Jardim da Biblioteca Palácio Galveias), é criado um mini filme de animação a partir de um livrinho com 4 imagens. Como? Só indo à oficina é que saberão!

Na oficina Som, vamos ao cinema? (5 de Maio, 11h00, Cinema São Jorge Sala 2), meninas e meninos dos 6 aos 10 anos  constroem os sons de um filme usando as suas vozes, corpos e os objectos que tenham por casa. Já em Levar o som ao cinema (10 – 15 anos/5 de Maio, 16h30, Cinema São Jorge Sala 2), o som também é construído tendo como base o filme O Carro Bebé, uma animação polaca dos anos 60.

Em Sair da caixa! (11 de Maio, 11h00, Cinema São Jorge Sala 2), pais e filhos com mais de 8 anos são convidados a explorar a teatralidade dos seus movimentos e dos seus corpos para explorar novas formas de expressão que nunca antes experimentaram.

Por fim, a Biblioteca Indie (12 de Maio, 10h30, Cinema Ideal) está de volta e é mais uma vez o local ideal para famílias e crianças com mais de 5 anos lerem histórias, desenharem personagens e criarem livros.

Querem ler mais sobre todas as actividades, saber preços e mais detalhes? Passem por esta página e marquem as datas nas vossas agendas!

 

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO