Sessões Especiais IndieJúnior

Mundo Animado – Cine-concerto com a Casa da Música
+ 6 anos · 6€
4 de Maio, 16h00, Grande Auditório da Culturgest

Desta vez a proposta sonora vem de norte para o sul, com este cine-concerto desenvolvido em parceria com a Casa da Música. De um lado a música original, a cargo de três músicos residentes da Serviço Educativo da Casa da Música, António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe). Do outro, filmes de dois dos grandes heróis do cinema mudo: Charlie Chaplin e o seu filme Charlot na Rua da Paz e Buster Keaton com o filme Uma Semana. Dentro da sala, uma viagem por sonoridades electrónicas combinadas com instrumen- tos clássicos como o piano e pontuada por elementos visuais que lembrarão ao público presente na sala como se via cinema no início do século passado.

A Polónia é uma Animação!
+ 5 anos
5 de Maio, 16h00, Grande Auditório da Culturgest
12 de Maio, 11h30, Cinema Ideal

Apresentamos uma sessão especial composta por curtas metragens de animação para a infância, realizadas na Polónia dos anos 60. O mote do IndieJúnior este ano é mergulhar, por isso convidamos os espectadores a mergulharem em propostas de técnicas de animação tão variadas como surpreendentes, assim como relembramos uma estética que faz viajar ao tempo da infância dos agora adultos, partilhando essa memória com os mais pequenos.

O cinema de animação polaco dos anos 1960 marcou uma geração de espectadores portugueses que viam o programa televisivo de Vasco Granja. Nesta edição do IndieLisboa, organizamos uma homenagem a este momento marcante do cinema de animação com seis filmes encantadores, recentemente restaurados pelo Arquivo Nacional de Filmes – Instituto Audiovisual Polaco (FINA) e pelo Studio Miniatur Filmowych: um grupo de fantoches recebe um’ A Surpresa, depois, O Pequeno Rafeiro faz uma nova amiga numa competição canina, dois meninos brincam de Faz de Conta com um Sombrero, já O Gaspar Vai ao Circo fazer travessuras e O Cão aos Quadrados prepara uma deliciosa sopa.