O Despiste

Um acontecimento íntimo desencadeia imagens do presente que falam sobre o passado e imagens do passado que falam sobre o presente: as histórias repetem-se em “O Despiste”.

A Casa e os Cães

Durante 5 anos, sete amigos filmaram as suas vidas, em conjunto e separados. Eram colegas na Escola de Cinema, mas o tempo levou-os por caminhos distintos. “A Casa e os Cães” surge da revisitação desse extenso arquivo que múltiplas câmaras e olhares foram compondo. A casa que partilharam durante um ano já não existe, foi tomada pela especulação. Restam as imagens. Um filme feito a várias mãos (e realizado pelas estreantes Margarida Meneses e Madalena Fragoso) que é uma reflexão acerca do modo como lidamos com a produção de imagens hoje em dia.

História da Noite

Em “História da Noite”, um casal de idosos tem de deixar a sua casa e propriedade para trás para começar uma nova vida, perto da sua filha.

Há Dias Assim

“Há Dias Assim” é uma animação autobiográfica baseada nas rotinas que surgem quando se vive numa grande metrópole: feminismo, veganismo, capitalismo e solidão.

Berço

A relação entre uma mãe e o filho, que vivem num veleiro, é perturbada pela chegada ao porto dum grupo de jovens que faz uma festa na embarcação adjacente. A mãe percebe que o filho vê neles uma promessa duma adolescência que nunca teve.

Corpo

Em “Corpo”, uma mulher vive numa pequena aldeia, um lugar remoto onde o tempo parece não passar. Entre o luto e a solidão, deambula perdida por espaços desabitados.

O Braço do André

 

O sonho do André é participar nos jogos olímpicos, na modalidade de ténis de mesa. Quando percebe que nunca vai conseguir, decide fazer algo inusitado.

Tu. Tu. Tu.

Em “Tu. Tu. Tu”, Marcelo Tavares reflecte sobre os pensamentos de quem está a estudar cinema longe de casa.

Ocupa

“Ocupa” é inspirado no movimento Dada e no non-sense e defende o absurdo, a incoerência, a desordem e o caos.

Incomum

Em “Incomum”, conhecemos Marco que joga ténis para evitar a depressão do pai que passa os dias em casa. Mas a sua rotina altera-se quando conhece Rita.

Jantar

Eloísa convida o seu grupo de amigos para jantar e passar a noite em sua casa, com o objectivo de lhes apresentar Alexandre. A chegada deste elemento estranho, ameaça a suposta união entre eles.

Corporealitis

O corpo de Catarina abandona a sua cabeça, interrompendo a dança dos afectos entre mente e físico, em “Corporealitis”.

Equinox

Bruno Carnide (“Fugiu. Deitou-se. Caí.”, IndieLisboa 2018) regressa com “Equinox”: algures nos arredores de Tóquio, quando os dias duram o mesmo que as noites, o amor perde mais uma batalha.

Estas Mãos São Minhas

O realizador André Ferreira acompanhou, pela primeira vez, a sua avó nos bailes que lhe preencheram todos os Domingos dos últimos 19 anos. “Estas Mãos São Minhas” é um foto-filme íntimo e doce sobre a relação de um neto com a sua avó.

O Peso dos Dias

O peso dos dias, o desgaste do tempo, a acumulação de dores e cores.

Flor do Gás

Flor do Gás retrata Zé Pedro, de 15 anos, que num pequeno apartamento em Gaia vive com a mãe doente; só que é difícil cuidar dela sem a ajuda da irmã mais velha.

A Vida Aqui, Está Vista?

A Vida Aqui, Está Vista? procura fazer um retrato de São Domingos através das vivências da sua população e propondo novas utilizações para o antigo espaço mineiro da localidade.

Armindo e a Câmara Escura

Armindo e a Câmara Escura é um trabalho de revisitação das memórias do avô da realizadora, um homem que dedicou a sua vida à fotografia, através das imagens que ele produziu.