O prémio da competição SMART7, rede europeia de festivais de cinema da qual o IndieLisboa faz parte, foi entregue hoje durante a cerimónia de entrega de prémios do Festival Internacional de Cinema de Salónica, na Grécia, e o filme vencedor foi o representante português ÍNDIA, de Telmo Churro.
Com o objectivo de fortalecer e promover a circulação internacional de filmes europeus, a aliança de festivais de cinema SMART7 acolheu uma secção de competição onde sete filmes (um de cada país participante) concorreram ao Prémio Smart7, que inclui um prémio monetário de 5.000€. A rede é formada por sete festivais de cinema europeus: Festival Internacional de Cinema New Horizons (Polónia), IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema (Portugal), Festival Internacional de Cinema de Salónica (Grécia), Festival Internacional de Cinema da Transilvânia (Roménia), Festival Internacional de Cinema FILMADRID (Espanha), Festival Internacional de Cinema de Reykjavik (Islândia) e Festival Internacional de Cinema de Vilnius Kino Pavasaris (Lituânia). O júri é formado por estudantes dos países que fazem parte da rede: Svein Aki Arnason, Yiannis Delikostas, Amaya Thafiaur, Greta Meselikaite, Adam Mitnik, Alma Buhagiar e Kenia Polheim Nunes.
Todos os festivais incorporaram o programa desenvolvido e trabalharam em estreita colaboração, respeitando a sua própria identidade e critérios de programação. A lista de filmes em competição contou com os seguintes títulos: Black Stone, de Spiros Jacovides (Grécia); Bread and Salt, de Damian Kocur (Polónia); ÍNDIA, de Telmo Churro (Portugal); Mammalia, de Sebastian Mihailescu (Roménia); Mannvirki, de Gústav Geir Bollason (Islândia); Remember to Blink, de Austėja Urbaitė (Lituânia) e Secaderos, de Rocío Mesa (Espanha).
Hoje, durante a cerimónia de entrega de prémios do Festival Internacional de Cinema de Salónica, na Grécia, o júri SMART7 agradeceu aos festivais pela oportunidade de ver e debater estes filmes e felicitaram os 7 filmes por trazerem perspectivas inovadoras dos seus países de origem e as partilharem com o público. A seguir, atribuíram o prémio:
“No espírito da celebração da diversidade cultural europeia, o Prémio SMART7 vai para um filme que reflecte várias dualidades: individual e colectiva, o espaço histórico e pessoal da memória e da nostalgia e as suas implicações nacionais e internacionais. O filme escolhido é a recordação de uma história do cinema e do património histórico explorada através de uma abordagem pós-moderna e de uma curiosidade infantil. É um conto multi-geracional que não só explora a recontagem de uma História antiga e complexa, mas também navega pelos temas puros e universais do amor, da morte e da perpétua busca de identidade. Por estas razões, o júri escolheu o filme português ÍNDIA, de Telmo Churro, como vencedor da primeira edição da Competição SMART7.”
ÍNDIA, de Telmo Churro, Portugal, 2022
O filme vai estrear nas salas em Portugal no próximo dia 23 de novembro.