Ano após ano, a Competição Internacional é uma das secções mais aguardadas do festival e esta edição não é diferente. É uma das secções que reúne trabalhos de jovens cineastas, assim como de cineastas que o festival acompanha desde sempre, como Lois Patiño e Lola Quivoron. Uma seleção fortíssima para a celebração dos 20 anos do festival, com 12 longas e 29 curtas de geografias e estéticas distintas. Estes são alguns dos destaques da programação.
A estreia nacional de After, de Anthony Lapia, é um dos grandes eventos deste ano. O filme acompanha as interacções numa rave – a dança, as conversas, as drogas – e a forma como é celebrado um novo mundo temporário. Com um realismo que nos transporta da noite para o dia, o filme capta na perfeição a energia e a suspensão de realidade das melhores raves até ao primeiro encontro entre um casal de amantes. Rodeo, de Lola Quivoron, também se centra em pequenos grupos à margem da sociedade. No filme de estreia da jovem realizadora, a protagonista, Júlia encontra o seu escape na paixão por motos e pelo mundo dos rodeos urbanos – agrupamentos ilícitos onde os condutores exibem as suas motos e as suas mais recentes acrobacias. Julia vê-se atraída por um grupo clandestino e volátil, esforçando-se por provar o seu valor para o grupo ultra-masculino. O realizador galego Lois Patiño regressa ao festival com a sua nova longa, Samsara. Todos os dias um adolescente budista lê passagens do Livro Tibetano dos Mortos a uma idosa. No seu último dia, o jovem sussurra as passagens finais ao ouvido da mulher, fecha os olhos e metida ao seu lado, enquanto embarca numa viagem para o que está mais além. Um filme onírico que nos convida para uma trip audiovisual e uma experiência potente na sala de cinema. Outro regresso – Ali Cherri, com a sua primeira longa, Le Barrage. No Sudão, Maher trabalha numa fábrica de tijolos tradicional, alimentada pelas águas do Nilo. Todas as noites, ele vagueia secretamente pelo deserto para construir uma misteriosa estrutura feita de lama. Enquanto o povo sudanês reclama a sua liberdade, a sua criação começa lentamente a ter vida própria. Um filme telúrico sobre a violência invisível no mundo árabe.
Something You Said Last Night recupera o mood do cinema indie norte-americano num filme sobre uma personagem trans em que o enredo está focado em relações humanas e familiares banais e não num trauma sobre a sua identidade. Uma estreia muito segura da realizadora e guionista Luis De Filippis, num filme sobre emoções universais – amor, vergonha e resiliência. Ainda em família mas num tom bastante diferente, Safe Place, do croata Juraj Lerotić, parte de um evento traumático – uma tentativa de suicídio – para explorar as suas consequências na vida quotidiana de uma família. A fonte da história é autobiográfica e isso é abordado no próprio filme, até no facto do realizador interpretar-se a ele próprio. Em Vermelho Bruto, documentário de Amanda Devulsky, acompanhamos as vidas de Jô, Eunice, Alessa e Fabiana, quatro mulheres que ainda eram adolescentes quando se tornaram mães, durante a redemocratização do Brasil, na década de 1985-1995. Quatro mulheres que viviam as tensões da maternidade e cujas lutas não se faziam em público, mas sim no espaço privado do lar. Combinando arquivos pessoais com imagens filmadas em 2018, durante a campanha que conduziu à eleição de Jair Bolsonaro, Amanda Devulsky tenta contar a História de forma diferente, mostrar o ângulo inverso da acção política, bem como provar que outra forma de resistência é possível.
Nas curtas, para destacar algumas, os temas variam de nichos de cultura online – os incels em La mécanique des fluides, os cam-boys em Alpha Kings, o machine-learning em Backflip – até projectos políticos, como a comunidade educativa anarquista Universidade Tolstoy, em Growing Up Absurd, e Black Mousse, sobre a Feira Internacional de Tripoli, projectada por Oscar Niemeyer nos anos 60, em confronto com a Guerra Civil libanesa. No filme El Jardín de los Faunos, Pol Merchan faz uma homenagem à vida e obra de Nazario Luque, artista queer espanhol e autor das primeiras bandas desenhadas underground abertamente gay. Gods of the Supermarket presta homenagem à representação cliché do corpo masculino, com o qual o realizador tem uma relação de amor-ódio. Através de uma série de imagens recolhidas na Internet, a obsessão cultural com padrões de beleza irrealistas é questionada. Endless Sea parte de uma situação cada vez mais reconhecível – Carol descobre que o preço da sua medicação para o coração duplicou. Quando todas as suas tentativas de encontrar uma solução falham, será forçada a um acto desesperado. No total são 29 curtas, entre animação, ficção, documentário ou cinema experimental, de uma amplitude geográfica rara, provenientes de países como Geórgia, Sudão, Líbano, Japão ou Albânia.
A 20.ª edição do IndieLisboa decorre entre os dias 27 de Abril e 7 de Maio, e irá levar o seu programa às salas do Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.
Lista de filmes
Longas-metragens:
After, Anthony Lapia, 2023
Amiko, Morii Yusuke, 2023
Le Barrage, Ali Cherri, 2022
É Noite na América, Ana Vaz, 2022
Rodeo, Lola Quivoron, 2022
Safe Place, Juraj Lerotić, 2022
Samsara, Lois Patiño, 2023
Sobre las Nubes, María Aparicio, 2022
Something you Said Last Night, Luis De Filippis, 2022
Vermelho Bruto, Amanda Devulsky, 2022
Outro Sol, Francisco Rodriguez Teare, 2023
Misión a Marte, Amat Vallmajor Del Pozo, 2022
Curtas-metragens:
Achewiq, le Chant des Femmes-courage, Elina Kastler, 2022
Alpha Kings, Enrique Pedraza Botero, Faye Tsakas, 2022
Backflip, Nikita Diakur, 2022
Black Mouse, Ahmad Naboulsi, 2022
Brighter Than Hypernova, Vladimir Simonovich, 2022
Coeurs Brisés Hôtel, Emma Axelroud Bernard, 2023
Dancing on the Grave, Ana Šiškov, 2022
Eeva, Lucija Mrzljak, Morten Tšinakov, 2022
El Jardín de los Faunos, Pol Merchan, 2022
Endless Sea, Sam Shainberg, 2022
Euridice, Euridice, Lora Mure-Ravaud, 2022
Growing Up Absurd, Ben Balcom, Julie Niemi, 2022
Hotel Kalura, Sophie Koko Gate, 2022
Howling, Aya Kawazoe, 2023
La Bouche en Coeur, Manon Tacconi, 2022
La Herida Luminosa, Christian Avilés, 2022
Mechanics of Fluids, Gala Hernández López, 2022
Gods of the Supermarket, Alberto Gonzalez Morales, 2022
Marinaleda, Louis Séguin, 2022
Nous Enfuir Sur un Char Ailé, Noa Roquet, 2022
Pentola, Leo Černic, 2022
Runaway, Salome Kintsurashvili, 2022
Suddenly TV, Roopa Gogineni, 2022
The Inheritance, Marian Farcut, 2022
The Silence of the Banana Trees, Eneos Çarka, 2022
Today, I Will Be The Bread, Andy Cahill, 2022
Uncle Vakho’s Dream, Joanna Roj, 2022
Une Jeunesse Aimable, Yann Ducreux, 2022
Week-end Raté, Julie Colly, 2022