23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Industry+Talks 2022

A programação voltada para a indústria, uma aposta forte do festival na componente orientada para profissionais, em 2022 concentra-se na apresentação de uma selecção ambiciosa da grande diversidade da produção nacional e nas conversas que visam debater e refletir sobre a vitalidade do cinema português.

As LisbonTalks – Universidade Lusófona retornam e abrem as rodas de conversa sobre a diversidade do cinema Português e dos focos e retrospectivas do festival. Este ano, a secção é dedicada às novas correntes, sub-géneros e formas de fazer cinema. Entre a programação, está uma conversa sobre o cinema de Doris Wishman, tema da retrospectiva do festival este ano, com a presença da artista Peggy Ahwesh e da curadora Lisa Petrucci, a realizar-se na esplanada da Cinemateca Portuguesa. A forma como a sala de cinema e a galeria de arte partilham cada vez mais a mesma linguagem é o ponto de partida para a conversa online Novas Matérias e Linguagens – Cinema (Des)Construído, marcada para o dia 5 de maio, às 15h. O projecto FILMar, da Cinemateca Portuguesa, dedicado ao restauro, promoção e difusão de património fílmico relacionado com o mar, é o mote para uma conversa sobre a importância da distribuição da herança cultural. A WOMEX também passa pelo festival para conversar, no âmbito do IndieMusic, sobre música do mundo, interculturalismo e como a mesma é trabalhada para o grande ecrã. 

As Lisbon Screenings, actividade paralela destinada a promover o cinema português junto dos profissionais estrangeiros em co-criação com a Portugal Film, serão o principal acontecimento de indústria realizado durante esta edição, visando fazer chegar os filmes a distribuidores, festivais e redes de exibição internacionais. Os profissionais da indústria cinematográfica poderão ver filmes portugueses recentes ou inéditos à procura de estreia mundial ou internacional e seleccionados pelo seu potencial de internacionalização. Este ano as Lisbon Screenings acontecem novamente online nos dias 2, 3 e 4 de Maio e apresentam uma selecção de curtas e longas metragens concluídas ou ainda em desenvolvimento, a directores e programadores de festivais, sales agents e distribuidores, convidados exclusivamente para acompanhar estas sessões.

A 19ª edição do IndieLisboa terá lugar entre o Cinema São Jorge, a Culturgest, a Cinemateca Portuguesa, o Cinema Ideal e a Biblioteca Palácio Galveias do dia 28 de Abril ao dia 8 de Maio. A programação completa pode ser consultada na revista digital.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO