LisbonTalks

Conversas em torno do cinema português e dos focos e retrospectivas do festival. Este ano dedicadas aos actores e à representação no audiovisual nacional.

Forum 50 & Ousmane Sembène: O Cinema como forma de reflexão e acção política
90′, Inglês
27 de Agosto 18:00, Cinemateca Portuguesa

Debate em torno das retrospectivas do IndieLisboa 2020. Muitas das questões cen- trais da secção Forum do Festival de Berlim reflectem-se também na cinematografia de Ousmane Sembène: as críticas à violência e às estruturas coloniais, mesmo após o fim dos regimes, o feminismo e a luta de classes desem- penham um papel central nos seus filmes. Que significado têm estes filmes para nós hoje em dia? Como os vemos, também no contexto dos debates actuais que voltam a trazer muitas das lutas daquele tempo ao centro das atenções? Que formas cinematográficas de resistência são ainda hoje relevantes, muito para além de uma mera estetização das questões sociais? E quão importante é a ideia de um arquivo vivo que mostra no presente o que, também a nível social, ainda se faz sentir?

Actores: Estado do meio audiovisual
90′, Português
28 de Agosto 17:00, Online

Num clima de agravamento social, económico e político, tomamos o pulso a uma classe pro- fissional profundamente fértil e numerosa para dar tempo de antena a preocupações da sua prática laboral como sejam as questões de empregabilidade, enquadramento legal, o almejado estatuto do intermitente, e outras. Uma discussão ampla à procura de mapear e apontar soluções aos presentes desafios enfrentados por aqueles que dão a cara pelo meio audiovisual português – os actores.

Representatividade: O papel interno do audiovisual português numa mudança de paradigma
90′, Português
1 de Setembro 17:00, Online

Falta trabalhar mais e melhor na representativi- dade no audiovisual português. Propõe-se um foco em torno das actuais políticas e práticas discursivas, guionistas e de casting de actores que se querem representativas da realidade. Juntamos intérpretes de diferentes gerações e experiências para com eles entender o que precisa de ser mudado num sistema estrutural- mente racista também por detrás da câmara.

Humor no Cinema Português
90′, Português
2 de Setembro 17:00, Online

O humor no cinema português está vivo e reco- menda-se. São disso exemplo os recentes fil- mes Diamantino (2018), Tristeza e Alegria na Vida das Girafas (2019), Technoboss (2019), e O Filme do Bruno Aleixo (2019). Reunimos quem o escreve, realiza e representa para con- versar sobre a alegria, engenho e desafios de o pôr em prática e de o fazer ressoar junto do público. Disparatar, é preciso.

Trabalho de actriz, trabalho de actor: Uma conversa Intergeracional
90′, Português
3 de Setembro 17:00, Online

Na aprendizagem do ofício da interpretação a passagem de conhecimento entre gerações, quer formal quer informalmente, assume um papel de especial importância. Numa conversa informal e expansiva convidamos diferentes gerações de actores a partilhar e discutir o que é isso de ser intérprete, possíveis caminhos e experiências de formação e carreira, contrastes dos tempos, novas oportunidades, conselhos, e momentos especiais nos seus percursos individuais.