23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Aí vem o IndieJúnior 2019

Em 2019, o IndieJúnior apresenta uma programação muito diversificada com sessões especiais de cinema, oficinas e eventos para toda a família onde estão garantidos muitos mergulhos. Mergulhos frescos, arriscados e divertidos para pequenos e grandes, pois o IndieJúnior é para todos! Os maiores e mais espectaculares acontecerão nas salas de cinema.

Como todos os anos, temos filmes para todos os gostos e para todas as idades. Está tudo dividido por faixas etárias e é muito simples saber que sessão ir ver. E têm todas nome! Ao Ar Livre são as sessões para +3; Formas de Ver e Fazer para +6; Coisas que Acontecem para +10; e Em Rota de Transformação para +12.

O Mundo Animado – Cine-concerto com a Casa da Música – será um dos momentos a não perder. Estão garantidos todos os ingredientes para ser inesquecível: por um lado a música original, a cargo de três músicos residentes do Serviço Educativo da Casa da Música, António Serginho, Óscar Rodrigues e Pedro Cardoso (Peixe), por outro, dois filmes de dois dos grandes heróis do cinema mudo – Charlie Chaplin e Buster Keaton. Outro programa especial trata de clássicos do cinema de animação polaco para crianças, recentemente restaurados – A Polónia é uma Animação! – uma oportunidade de conhecer/redescobrir a animação que se fazia nos anos 60 naquele país e em contraponto com as variadas sessões de curtas recentes que se apresentam em competição.

A programação teve este ano o contributo dos alunos do 9.o C do Colégio Moderno e de duas turmas do 6.o ano da Escola Luís Madureira, no âmbito da actividade educativa “Eu Programo um Festival de Cinema”, que escolheram ao longo do 2.o período curtas que integram, respectivamente, as sessões Em Rota de Transformação (+12 anos/3.o ciclo) e Coisas que Acontecem (+10 anos/2.o ciclo). Estes alunos vão marcar presença no festival para partilhar com os espectadores o processo em que estiveram envolvidos.

Como actividades paralelas, são várias as oficinas organizadas, desde a oficina Som, Vamos ao Cinema? (6 aos 10 anos), onde os participantes experimentam dar som ao filme O Carro Bebé (um dos filmes polacos que mostramos), as oficinas desenhadas pelos artistas da Casa Nic e Inês ou a oficina Sair da Caixa! – uma Cine-oficina de movimento para pais e filhos, que tem como ponto de partida o filme de ficção A Saia do Adão.

No último fim de semana e porque queremos celebrar os amigos e a família, propomos um programa duplo: um Piquenique na Relva dia 11 de Maio às 16h00, no Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, evento cheio de actividades ao ar livre (oficinas a cargo da Escola Artística António Arroio e da Casa Nic e Inês, música ao vivo em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa), de entrada gratuita e para todas as idades, logo depois da sessão de curtas com locução ao vivo, Algures entre o Céu e a Terra, para toda a família (11 de Maio, 15h00, Culturgest Grande Auditório).

Começa já tudo a 2 de Maio. Venham mergulhar connosco!

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO