23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Something You Said Last Night

Luis De Filippis

Canadá / Suíça
2022, 96'

Umas férias em família num resort onde as atividades são pensadas ou para os mais velhos ou para os mais pequenos e Ren no meio dos seus vinte e poucos anos, do seu desejo de ser escritora e de ter acabado de ser despedida a não conseguir entreter-se. Entre guardar segredos, os seus e os da irmã, e aturar uns pais demasiados felizes, mas com uma língua por vezes afiada, esta não é a história habitual sobre uma rapariga trans e a relação com a sua família.

Ren, uma escritora de vinte e poucos anos, se junta sem grande vontade a uma viagem de férias em família – seus pais extremamente felizes, sua irmã num espírito de festa sem fim. Ren, que acabou de ser demitida, está dividida entre a precariedade do início da vida adulta e a segurança do ninho familiar, que também tem o seu custo. Os segredos são compartilhados da mesma forma que o amor entre os familiares nada ideais: com um gesto, um sorriso ou através de rituais. 

A primeira longa de cineasta canadense Luis De Filippis continua as explorações da complexa dinâmica familiar de personagens trans que ela começou ainda na curta For Nonna Anna, indo para além das narrativas habituais de coming out e da transição. Feito por uma equipe predominantemente trans, Something You Said Last Night conta uma história que diz respeito, de formas diferentes, a comunidade trans e também ao resto do público. (Anastasia Lukovnikova)


Competição Internacional

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Something You Said Last Night
DIÁLOGO
Inglês / Italiano
LEGENDAS
Português
ARGUMENTO
Luis De Filippis
ELENCO
Ramona Milano, Carmen Madonia, Paige Evans, Joey Parro
FOTOGRAFIA
Norm Li
SOM
Gina Keller
MONTAGEM
Noemi Preiswerk
PRODUTOR
Jessica Adams, Harry Cherniak, Michael Graf, Rhea Plangg
PRODUÇÃO
JA Productions, Cinédokké Sagl
VENDAS
Memento Films International ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO