23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Sisters with Transistors

Lisa Rovner

Reino Unido / França
2020, 84'

Uma saudável revisão histórica, narrada por Laurie Anderson, que coloca girls to the front no que toca ao impacto e contribuições de mulheres na história da música eletrónica. São mapeadas as contribuições das experiências de Clara Rockmore, Daphne Oram, Bebe Barron, Delia Derbyshire, Maryanne Amacher, Pauline Oliveros, Wendy Carlos, Eliane Radigue, Suzanne Ciani e Laurie Spiegel – contextualizando o seu trabalho face aos movimentos políticos, culturais e sociais do século XX.

A presença feminina na história da música electrónica é ainda uma história silenciosa – Sisters with Transistors é um filme que nos chega como um grito de presença que precisamos de ouvir com ouvidos bem abertos. Estas histórias que ficaram por contar — o trabalho, por vezes, camuflado pela elegância de Clara Rockmore e o seu theremin; a força delicada de Delia Derbyshire na sala dos fundos da BBC Radio, os sistemas modulares de Suzanne Ciani, entre muitas outras, vêm mapear a forte presença feminina nos primórdios daquilo que conhecemos hoje como a música electrónica. Uma história imperdível que nos conta a ligação entre mulheres visionárias e as suas máquinas, e como estas redefiniram as fronteiras da música. (Filipa Henriques)

IndieMusic

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL
Sisters with Transistors
DIÁLOGO
Inglês
ARGUMENTO
Lisa Rovner
ELENCO
Laurie Anderson, Bebe Barron, Suzanne Ciani, Delia Derbyshire, Laurie Spiegel
SOM
David Crane, Martin Schulz, Johan Winstedt
MONTAGEM
Michael Aaglund, Mariko Montpetit, Kara Blake
PRODUTOR
Anna Lena Vaney, Marcus Werner Hed

BIO

Lisa Rovner é uma artista e realizadora sediada em Londres. Todos os seus projectos criativos, desde curtas-metragens a exposições, passando por vídeos de música e anúncios, estão unidos por uma inerente ambição de transformar a política e a filosofia em espectáculo cinematográfico. Rovner colaborou com algumas das mais respeitadas marcas e artistas internacionais, tais como Maison Margiela ou Acne. Está, actualmente, a desenvolver uma comédia episódica sobre o mundo da arte e uma série de televisão sobre arquitectura revolucionária. Sisters with Transistors é a sua primeira longa-metragem documental.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO