23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Otro Sol

Francisco Rodríguez Teare

Chile / França / Bélgica
2023, 86'

Entre a ficção e a realidade está Alberto Cándia, cujo mito que o filme conta envolve o ladrão chileno a roubar a Catedral de Cádiz, na Andaluzia, no final dos anos 1980. Nas praias e rios que circundam o deserto de Atacama, a busca por este ladrão faz-se através de histórias que o realizador vai descobrindo e as possibilidades que se tecem a partir delas. O humor do filme não mascara a ligação colonial, pelo fluxo do ouro, entre Espanha e as terras chilenas.

Durante a ditadura chilena, Pinochet, a fim de se apropriar do mercado da cocaína, recorreu à tortura contra os bandidos comuns, gerando a migração de muitos deles. Isto criou a figura do lanza internacional: chilenos que se estabeleceram na Europa e se tornaram profissionais reconhecidos na arte do roubo em grande escala. 

Outro Sol reconstitui o mito de Alberto Candía que roubou a catedral de Cádiz e enterrou o tesouro no deserto do Atacama, onde os seus familiares e o seu colega ainda o procuram. O filme toma a sua forma a partir da sua maneira de contar as suas histórias e compara-o com os arquivos judiciais do caso. Seguindo a gramática que liga ambos os discursos, entre o factual e o metafórico, o preciso e o especulativo, a sedução e a malandragem, o filme torna-se embrulhado e parece estar sempre à nossa frente, dando-nos pistas e enganando-nos em partes iguais. 

Há  um espectro no filme, o espectro de Raúl Ruiz, outro lanza internacional, que já tinha chamado a atenção para a linguagem, sentido de humor e melancolia dos chilenos e o seu potencial para saquear a linguagem cinematográfica.  (Vanja Milena)

Competição Internacional

SESSÕES

02 Maio, Terça-feira, 22:00 (86')

Cinema Ideal • C.550

06 Maio, Sábado, 16:30 (86')

Cinema Fernando Lopes • C.553

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Internacional
TÍTULO ORIGINAL
Otro Sol
DIÁLOGO
Espanhol / Italiano
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Francisco Rodríguez Teare
ELENCO
Iván Cáceres, Thomas Quevedo, Juan Pizarro
FOTOGRAFIA
Andrés Jordán, Mathieu Gaudet
SOM
André Millán, Lancelot Hervé-Mignucci
MONTAGEM
Laura Rius Aran, Francisco Rodríguez Teare, Léa Chatauret
PRODUTOR
Alice Lemaire, Isabel Orellana Guarello, Quentin Brayer
PRODUÇÃO
Don Quichotte Films, Araucaria Cine, Michigan Films
VENDAS
Don Quichotte Films ([email protected])

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO