23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Music

Angela Schanelec

Alemanha / França / Sérvia
2023, 108'

FORA DE COMPETIÇÃO Jon começa por ser uma bebé, sozinho, numa noite de tempestade. Depois, é uma criança adoptada e, depois, alguém que comete um crime depois de ser atacado. Jon acaba por conhecer uma guarda prisional e tornam-se um casal. Esta história, uma adaptação do mito de Édipo, tem um princípio e um fim que se tocam.

Como uma tragédia grega sussurrada ao pé do ouvido, MUSIC se compõe aos poucos e toma todo o corpo daquele que o escuta. Esta livre adaptação de ÉDIPO REI, de Sófocles, ganha contornos, cores, espaços e corpos absolutamente fascinantes. Angela Schanelec retorna ao IndieLisboa com uma proposta inventiva não só da tragédia tão encenada, mas da própria encenação cinematográfica. A partir de um acúmulo de gestos, rostos, pés e paisagens, uma mise-en-scène pós-bressoniana torna-se contraditoriamente livre e fluida. Livre das amarras narrativas por conta da história extremamente conhecida, Schanelec explora os aspectos formais e seus afetos com maestria em um jogo sensorial ao utilizar a música como partitura do sofrimento e libertação.  (Lucas Camargo de Barros)

Silvestre

SESSÕES

05 Maio, Sexta-feira, 19:00 (108')

Culturgest, Auditório Emílio Rui Vilar • C.508

07 Maio, Domingo, 22:00 (108')

Cinema Ideal • C.511

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
DIÁLOGO
Grego / Inglês / Alemão / Italiano
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Angela Schanelec
ELENCO
Aliocha Schneider, Agathe Bonitzer, Marisha Triantafyllidou, Argyris Xafis, Frida Tarana, Ninel Skrzypczyk, Miriam Jakob, Wolfgang Michael
FOTOGRAFIA
Ivan Marković
SOM
Rainer Gerlach
MONTAGEM
Angela Schanelec
PRODUTOR
Kirill Krasovski
PRODUÇÃO
Faktura Film

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO