01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

Damned Queers

Olle Holm

Suécia
1977, 21'

Uma antologia sobre homossexualidade e homofobia criada por um grupo de cineastas suecos gay que, nos anos 1970, decidiram filmar o seu quotidiano e a sua intimidade.

Restaurado pelo Svenska Filminstitutet em 2018, Damned Queers é um interessante testemunho de um conjunto de homens homossexuais que moram juntos num apartamento em Estocolmo no final dos anos 70 e que decidem fazer um filme. O acto de virar para si mesmo a câmara dá-nos o banal do seu quotidiano, mas também a intimidade dos gestos e das palavras. Em Damned Queers há, de uma certa forma, um manifesto de afirmação de identidade e a consciência de uma visão própria, matizada e humana da realidade, mas também algo do domínio do terapêutico. A homofobia, os fardos da masculinidade heteronormativa, os olhares furtivos e voyeuristas ou os lugares comuns sobre a sexualidade são aqui espaços de preocupação e desmistificação. Registado num estilo entre o home movie e a actualité, Bögjävlar é sarcástico e sério, é ejaculação e massagem. (Carlos Natálio)

Director's Cut

SESSÕES

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL
Bögjävlar
DIÁLOGO
Sueco
LEGENDAS
Português / Inglês
ARGUMENTO
Gunnar Almér, Nils Gredeby, Lars Gustafsson, Staffan Hallin, Håkan Hede, Sten Åke Hedström, Olle Holm, Anders Näslund, Pelle Pettersson
ELENCO
Gunnar Almér, Lars Gustafsson, Håkan Hede, Sten Åke Hedström, Olle Holm, Anders Näslund, Pelle Pettersson
FOTOGRAFIA
Olle Holm
MONTAGEM
Olle Holm
PRODUÇÃO
Revolt, Riksförbundet för sexuellt likaberättigande, Filmverkstan, Uppror Filmproduktion
VENDAS
Swedish Film Institute

PARTILHAR

CURTAS DO MESMO PROGRAMA

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO