23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Au jour d’aujourd’hui

Maxence Stamatiadis

França
2021, 67'

Um filme em dois momentos temporais. Em 2013, Edouard e Suzanne Mouradian vivem rodeados de ecrãs, jogos de computador e visitas dos netos. Em 2024, Suzanne está sozinha, apenas com uma relação activa com a tecnologia vigente, sejam memes de gatos ou as flutuações de bitcoin. Quando descobre uma aplicação que promete trazer Edouard de volta à (sua) vida, ela não hesita em tentar.

Depois de no ano passado termos visto a curta-metragem Frisson d’amour, Maxence Stamatiadis volta ao IndieLisboa para nos mostrar a sua primeira longa-metragem. A ideia inicial era fazer um documentário sobre os seus avós, Suzanne e Edouard, mas a morte deste último originou a transformação do projecto. Na primeira parte do filme, em 2013, assistimos ao quotidiano do casal entre aulas de yoga, babysitting à neta, rodeado de muita felicidade e ecrãs. Mas em 2024, a partida de Edouard faz com que a sua viúva, para apaziguar a saudade, recorra à aplicação Au jour d’aujourd’hui que promete trazer o seu querido marido de volta. O filme de Stamatiadis, a fazer lembrar o universo satírico de Gabriel Abrantes, é simultaneamente uma obra de ficção científica, mas também uma reflexão cómica sobre a realidade das representações e do poder da inteligência artificial e tecnologias deepfake. A utilização de imagens de arquivo de Edouard para nos mostrar a sua ressurreição tecnológica adensa a problemática do real e da cópia para o espectador. (Carlos Natálio)

Silvestre

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Au jour d’aujourd’hui
DIÁLOGO
Francês
ARGUMENTO
Maxence Stamatiadis
ELENCO
Suzanne Mouradian, Edouard Mouradian, David Sitruk, Cécile Roubio, Antinéa Poyourovsky, Aziz Onatca, Clément Lesnoff-Rocard, Anne-Marie Lercher, Héléna de Laurens, Annaig Kantarci, Benjamin Klintoe, Marine Feuillade, Esther Degbe, Agnès de Brunhoff, Thier
FOTOGRAFIA
Marine Atlan
MONTAGEM
Elsa Jonquet
PRODUTOR
Agathe Berman, Neil Beloufa, Lucie Rego, Pauline Tran Van Lieu
PRODUÇÃO
Agathe Berman Studio, Bad Manner’s, Hutong Productions

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO