23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Vinte anos e trinta mil espectadores

O aniversário de duas décadas do corvo cinéfilo foi mesmo uma festa e marcou o regresso às salas cheias e aos números pré-pandemia do festival, numa edição com 30 mil espectadores, distribuídos entre as 270 sessões de cinema, 17 das quais esgotadas. No total, foram 11 dias de programação de cinema, festas, concertos e actividades paralelas realizadas entre os locais de sempre, como o Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal, Cinemateca Portuguesa ou a Biblioteca Palácio Galveias, e novos parceiros, como o Cinema Fernando Lopes e a Piscina da Penha de França.

Destacamos ainda o número de participantes das actividades paralelas – mais de quatro mil, que junto dos espectadores somais mais de 34 mil pessoas que passaram pelo festival.

Este ano renovaram-se ligações com os patrocinadores habituais, nomeadamente a EMEL, TVCine e BPI Fundação La Caixa.

Esta edição comemorativa dos 20 anos contou com novidades muito especiais, como o Cinema na Piscina, que teve as suas 3 sessões esgotadas, o IndieDate, um encontro às cegas para cinéfilos, e o aguardado regresso da Maratona da Boca do Inferno, depois de um interregno, para além dos 314 filmes seleccionados, o número mais alto da história do festival. Era cinema para (quase) todos os gostos.

Esta vigésima edição contou também com 600 profissionais acreditados e cinco actividades dedicadas à indústria, duas delas – o IndieLab by NOVA FCSH e o Co-Production Forum, em sua primeira edição. As fotos desta edição podem ser encontradas na página oficial do festival no Facebook.

Entre os meses de Maio e Setembro, sete extensões do festival vão ter lugar em diferentes cidades do país: Aljezur, Coimbra, Leiria, Montemor-o-Novo, Palmela, Pinhal Novo e Vila Franca de Xira.

O IndieLisboa regressa em 2024, em novas datas, de 23 de maio a 2 de junho, com uma nova selecção da melhor produção de cinema independente nacional e internacional.

Até lá, aqui fica o vídeo balanço desta edição:

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO