23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Eis o programa completo da 20.ª edição do IndieLisboa

Mesmo a tempo de celebrarmos os 20 anos do festival, regressam as marcas parceiras de sempre e descobrem-se novos cúmplices, como o Cinema Fernando Lopes e a Piscina Municipal da Penha de França, para a sessão de cinema dentro de água, naquela que será a edição com mais filmes seleccionados de sempre: 314.

O anúncio do programa completo aconteceu hoje, em Happy Hour, onde finalmente revelámos os títulos da Competição Nacional e Novíssimos, bem como o que cabe dentro das Sessões Especiais desta 20.ª edição. Além do Cinema na Piscina marcado para o último dia do festival, tanto para pessoas crescidas como para as mais pequenas, o Lisboa 5L renovou a parceria com o IndieLisboa e apresenta este ano o programa Cinema-Cidade, que põe em evidência ligações e rupturas entre o centro urbano e a periferia, através de uma selecção de filmes que trabalham questões como o urbanismo social, o desenraizamento, ou a violência e a integração. Destaque ainda para filmes como Orlando, ma biographie politique, de Paul B. Preciado, recém premiado na Berlinale, ou a mais recente entrada de peso no IndieMusic Little Richard: I Am Everything, de Lisa Cortes. Também a secção que faz a ligação entre a música e o cinema apresentará um mini-ciclo dedicado aos 50 anos do hip-hop, com a curadoria de Sam the Kid.

Chegam por fim a Lisboa os 7 filmes escolhidos para competir na primeira edição da Smart7. Índia, de Telmo Churro, é o filme português que viajará pelos festivais europeus que compõem a nova rede, criada na intenção de fomentar a circulação de títulos europeus, e é também um dos filmes em Competição Nacional, ao lado de outros como Rosinha e os Outros Bichos do Mato, de Marta Pessoa, Mal Viver | Viver Mal, de João Canijo, ou Dildotectónica, de Tomás Paula Marques. A secção Novíssimos surge com 18 curtas-metragens em competição, realizadas por jovens cineastas que estão a dar os seus primeiros passos no cinema. Este ano a secção tem um júri internacional, um novo prémio MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, numa programação com muitos filmes íntimos e pessoais.

O alinhamento completo pode ser consultado na página do programa.

A 20.ª edição do IndieLisboa arranca já no próximo dia 27 de Abril e vai ficar pelo Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal, Cinema Fernando Lopes e pela Piscina da Penha de França, até ao dia 7 de Maio.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO