01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

Os prémios IndieLisboa no festival Panorama de Salvador em 2021

Em 2021 celebramos 9 anos da parceria entre o IndieLisboa e o Panorama Internacional Coisa de Cinema, festival realizado em Salvador, na Baía. Uma parceria estabelecida em 2013 e que faz com que todos os anos o IndieLisboa atribua prémios a filmes da competição brasileira do festival, que acabam por serem seleccionados para a edição seguinte do IndieLisboa.

Nesta edição 2021 do Panorama atribuímos dois prémios: o prémio IndieLisboa para melhor longa metragem e o prémio IndieLisboa para melhor curta metragem. A cerimónia para entrega dos prémios foi realizada ontem, último dia do festival, na plataforma online Zoom, onde anunciámos os dois filmes vencedores.

O Amor dentro da Câmera (imagem em destaque), de Lara Beck Belov e Jamille Fortunato, foi a longa metragem escolhida por nós este ano. O documentário parte da história de vida, amor e cinema do casal Conceição e Orlando Senna, um romance de mais de 50 anos que se mistura com a história do cinema brasileiro e latino-americano. A produção baiana vai ser exibida na secção Director’s Cut do IndieLisboa 2021.

Já a curta metragem escolhida foi Noite de Seresta, de Sávio Fernandes e Muniz Filho. O filme conta a história de Kátia, uma mulher que dedica sua vida a cantar acompanhada por midis de karaoke. Quando canta, o seu corpo e a sua alma expandem-se, não ficam circunscritos a um palco, percorrem o ambiente, dançam, sorriem, interagem e contagiam o seu público, as mazelas da vida se apagam. Nesse documentário observamos um desses momentos da cantora, conhecendo um pouco de sua vida e sua forma de estar no mundo. Viramos também o seu público, que é agraciado com a sua energia, que canta junto, que espia. Noite de Seresta agora faz parte das selecção da Competição Internacional do IndieLisboa este ano.

IndieLisboa Os prémios IndieLisboa no festival Panorama de Salvador em 2021
Noite de Seresta

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO