01 MAIO — 11 MAIO 2025

01 MAIO — 11 MAIO 2025

O Programa 2 centra-se nas sensibilidades da experiência cinematográfica. A câmara de filmar presta atenção às paisagens, objectos, arquitecturas e pessoas, moldando-as e formando-as. A calma e a lentidão estão próximas da intensidade e da impulsividade. O tempo é esticado ou condensado, o espaço é observado ou atravessado. Uma mediação sobre as visões pessoais do mundo através das possibilidades do filme analógico. (Philipp Fleischmann)

Analog Imagination 2 – Selected Works from School Friedl Kubelka

06 Maio, Sábado, 15:30 (40')

Cinemateca Portuguesa, Sala Félix Ribeiro • C.141

Sonnenfilm

O horizonte do pôr do sol e o do nascer do sol tocam-se e afastam-se, existindo, apenas no cinema, em simultâneo. 
Antonia de la Luz Kasik
Áustria / Espanha

2022, 17'

so stones talk talk talk

Tentar ouvir as conversas que pedras poderiam ter numa praia deserta no Porto, num dia como outro qualquer, em abril de 2022. 
Simon Dallaserra
Alemanha

2022, 2'

Matte Study

Composições feitas em stencil documentadas ao longo de 12 horas que se colam num sistema de grelha, criando um puzzle visual. 
Nina Porter
Áustria

2022, 3'

t t t touch me

Quando a pele de alguém se pode tornar num ecrã de telemóvel e todos os gestos análogos à comunicação digital se tornam analógicos. 
Raphael Reichl
Áustria

2019, 3'

Tirana

Na capital da Albânia, o recreio é uma pirâmide, inspirando admiração, mas também diversão num sobe-e-desce constante.
Eva Claus
Áustria / Albânia / Bélgica

2020, 3'

2Heim

Uma casa em Viena tornou-se um lar que será abandonado em breve, sendo estes os últimos dias, que passam a correr.
Eva Claus
Áustria

2018, 2'

Proposal to project in 4:3

A construção de ecrãs de projeção reais e inventados durante um programa de residência artística na Califórnia. 
Viktoria Schmid
Áustria / Estados Unidos

2016, 2'

W O W (Kodak)

Cenas de destruição/demolição, cinco vídeos de YouTube rebobinados enquanto comentário sobre a morte (e a vida) do cinema.
Viktoria Schmid
Áustria

2016, 2'

Austrian Pavilion

Através de inscrições de luz em estruturas físicas ou da criação de um aparato que é uma câmara estenopeica (pinhole), Fleischmann cria o próprio pavilhão da Áustria na Bienal de Veneza. 
Philipp Fleischmann
Áustria / Itália

2019, 5'

Atlantic 35

Uma viagem ao Oceano Atlântico com uma câmara de 35mm que traz um rolo a preto e branco.
Manfred Schwaba
Áustria

2015, 1'

Sessões Especiais | ESFN apresenta: Imaginação Analógica

O Programa 2 centra-se nas sensibilidades da experiência cinematográfica. A câmara de filmar presta atenção às paisagens, objectos, arquitecturas e pessoas, moldando-as e formando-as. A calma e a lentidão estão próximas da intensidade e da impulsividade. O tempo é esticado ou condensado, o espaço é observado ou atravessado. Uma mediação sobre as visões pessoais do mundo através das possibilidades do filme analógico. (Philipp Fleischmann)

CONVIDADOS

CONVIDADOS

Magdalena Pfeifer

PARTILHAR

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO