23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Masterclasses

*entrada gratuita mediante o levantamento de bilhete uma hora antes da sessão

MASTERCLASSE: A Direcção de Fotografia de Sabine Lancelin

26 DOM, 16:30, SALA DE DEBATES, CULTURGEST

Sabine Lancelin é uma das mais experientes directoras de fotografia da actualidade, tendo trabalhado em muitos dos filmes mais recentes de Manoel de Oliveira – nomeadamente, Je Rentre à la Maison, Belle Toujours, Singularidades de uma Rapariga Loura e O Estranho Caso de Angélica – tendo ainda colaborado com realizadores tão marcantes do cinema contemporâneo como Chantal Akerman, Alain Guiraudie, Raoul Ruiz, Michel Piccoli. Lancelin assina também a direcção de fotografia de Estamos no Ar, de Diogo Costa Amarante cuja estreia mundial aconteceu em 2024, no Festival de Roterdão. António Preto, director da Casa Manoel de Oliveira, moderará a conversa com a autora.

Falaremos sobre a relação entre diretor de fotografia e realizador, e a importância da luz na narrativa. Vou falar do meu trabalho com Manoel de Oliveira e da minha ligação ao cinema português.

Biografias Participantes

Sabine Lancelin

Nascida em 1959, Sabine Lancelin é uma das raras cineastas de vanguarda a defender um poderoso cinema de autor. Trabalhou com Manoël de Oliveira, tendo sido sua parceira durante dez anos.
Fotografou vários filmes de Chantal Akerman, incluindo La Captive, e Michel Piccoli (La Plage noire). Sabine Lancelin colaborou também com numerosos outros autores, entre os quais Éric Rohmer (L'Ami de mon amie), Pierre Schoendoerffer (Dien Bien Phu), Raúl Ruiz (Le Temps retrouvé), Philippe Grandrieux (Sombre), Alain Guiraudie (Le Roi de l'évasion) e Laurent Achard (Dernière séance). Trabalhou também com Marie-France Pisier, Jacques Malaterre e Josiane Balasko.
Dirigiu o departamento de Imagem da Femis entre 2017 e 2022.

António Preto (moderador)

António Preto é diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves. É doutorado em Estudos Fílmicos pela Université Paris-Diderot - Paris 7, com uma tese intitulada Manoel de Oliveira: Cinéma et littérature (2011). Entre 2012 e 2018, foi docente nos cursos de Cinema e Audiovisual da Escola Superior Artística do Porto e da Universidade Lusófona do Porto.

MASTERCLASSE: Diversidade e Inclusão no Sector Cinematográfico e Audiovisual – Oportunidades e Boas práticas

27 SEG, 16:30, SALA DE DEBATES, CULTURGEST

O Creative Europe MEDIA Desks de Portugal, Croácia, Eslovénia e Itália (Turim), juntam-se ao IndieLisboa na promoção de uma masterclasse dedicada ao tema da diversidade, inclusão e equilíbrio de género no sector cinematográfico e audiovisual. A masterclasse pretende abordar as oportunidades geradas pelos financiamentos existentes, bem as boas práticas já identificadas na resposta aos desafios e contará com Edel Brosnan como convidada.

Moderadora: Susana Costa Pereira (Media Desk Portugal) com os convidados Silvia Sandrone (Media Desk Itália/Turim), Miguel Valverde (IndieLisboa) e Edel Brosnan (especialista em conteúdos, argumentista)

Biografias Participantes

Susana Costa Pereira, Coordenadora Executiva da Creative Europe MEDIA Desk Portugal

Licenciada em Ciências da Comunicação, trabalha no sector cultural há 28 anos nos sectores público e privado. Desde 2014, trabalha para o Programa Europa Criativa, primeiro na vertente Cultura e, desde 2019, como coordenadora executiva e responsável pela vertente MEDIA.

Silvia Sandrone, responsável pelo projeto Creative Europe MEDIA Desk Itália

Licenciada em Línguas e Literaturas Estrangeiras, depois de uma breve experiência na editora Paravia, começou a trabalhar na indústria audiovisual para o programa MEDIA da UE, primeiro como directora da Antenna MEDIA Torino e depois, desde 2014, como responsável pelo projeto do CED Italy MEDIA Office Turin, acolhido pela Cinecittà SPA.

Edel Brosnan, convidada

Edel Brosnan é a Directora de Estratégia da Rede Audiovisual Europeia de Mulheres - EWA, onde faz campanha pela paridade de género, igualdade, diversidade e inclusão em todos os sectores das indústrias cinematográficas. Edel tem também uma vasta experiência como argumentista e consultora de desenvolvimento de guiões. Como argumentista, tem vários créditos de transmissão na BBC1, ITV, C5 e RTE1, e créditos como autora de peças radiofónicas para a BBC Radio 4. Como consultora de desenvolvimento e editora de guiões, trabalhou com produtores, realizadores e argumentistas em séries televisivas de alta qualidade e em longas-metragens independentes inovadoras, incluindo o primeiro filme croata a ganhar um prémio em Cannes. Edel é licenciada pela National Film and Television School do Reino Unido, em Beaconsfield. Após mais de duas décadas em Londres, reside agora, mais uma vez, em Dublin.

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO