23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Tracing Utopia

Catarina de Sousa, Nick Tyson

Estados Unidos / Portugal
2021, 27'
Uma viagem virtual pelos sonhos e desejos de um grupo de adolescentes queer de Nova Iorque, uma Geração Z que vê o mundo com olhos diferentes e esperança no futuro. Um filme que ilustra a importância, e o poder, de encontrar uma comunidade.

Parte de uma geração ainda muito jovem, o filme dá voz a adolescentes queer de Nova Iorque que falam, virtualmente, sobre as suas experiências, mas sobretudo sobre a sua visão de um futuro melhor, que os acolha com toda a aceitação que merecem. Pode não existir Life on Mars, mas ainda há amor na Terra. (Ana Cabral Martins)

Competição Internacional

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Tracing Utopia
DIÁLOGO
Inglês
ARGUMENTO
Catarina de Sousa, Nick Tyson, Asher, Chase, Jay, Mars, Raphael
ELENCO
Asher, Chase, Jay, Mars, Raphael, Julia, Lindsey
FOTOGRAFIA
Catarina de Sousa, Nick Tyson
SOM
H. Mur, Rafael Gonçalves Cardoso
MONTAGEM
Catarina de Sousa
PRODUTOR
Catarina de Sousa, Nick Tyson
PRODUÇÃO
UnionDocs

BIO

Catarina de Sousa
Catarina de Sousa (1985, Portugal) é realizadora, jornalista e produtora. A sua prática de cinema resulta de experiências enquanto jornalista activista entre o Brasil, Portugal e os Estados Unidos. Procura utilizar o cinema enquanto meio de construir uma comunidade, dentro de uma corrente política. Co-realizou Tracing Utopia com Nick Tyson e realizou Verdade ou Consequência, sobre a era Pós-Verdade, para a RTP.

Nick Tyson
Nick Tyson (1991, Estados-Unidos) é um realizador, escritor e contador de histórias a viver entre Paris e Nova Iorque. Recentemente, co-realizou com Catarina de Sousa Tracing Utopia, filmou e editou Address (2020) com o bailarino e coreógrafo Garnet Handerson, e actuou em Breath Control (2020) de Carson Parish. A sua prática de realização procura criar espaços imaginativos fora dos elementos tradicionais do documentário.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO