23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

The Shift

Laura Carreira

Reino Unido / Portugal
Ficção, 2020, 9'

A princípio nada parece carregar Anna com preocupações ou pesos enquanto faz uma viagem curta, na companhia do cão. Mas o ambiente começa a mudar ao entrar no supermercado. Enquanto vê as prateleiras, os expositores, faz cálculos mentais. Até ao telefonema.

Inspirado no realismo britânico e com uma tónica de acidez bem portuguesa, The Shift conta a história de uma mulher a fazer compras num supermercado. Em 8 minutos, Laura Carreira (realizadora portuguesa que reside na Escócia) consegue criar um turbilhão à volta da sua protagonista, tirando-lhe o chão e a nós, espectadores, puxando o tapete. Queremos agarrar-nos a qualquer coisa, mas é difícil porque o olhar da câmara é impassível, embora humano. E a luz ao fundo do túnel ainda não transparece. Apetece ver mais, mas Laura Carreira e bem, não deixa. (Miguel Valverde)

Competição Internacional

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
The Shift
DIÁLOGO
Inglês
ARGUMENTO
Laura Carreira
ELENCO
Anna Russell-Martin
FOTOGRAFIA
Karl Kürten
SOM
John Cobban
MONTAGEM
Florian Nonnenmacher
PRODUTOR
Maeve McMahon, Mhairi Valentine
PRODUÇÃO
MTP

BIO

Laura Carreira (Porto, 1994) é uma realizadora portuguesa a viver na Escócia. Concluiu a formação em Comunicação Audiovisual na Escola Artística António Arroio e licenciou-se em Realização na Universidade de Edimburgo. O seu primeiro filme, Red Hill, foi seleccionado para vários festivais internacionais e considerado pela revista Sight & Sound um dos melhores de 2019 no Festival de Clermont-Ferrand. Recebeu ainda o prémio New Visions no 73.º Festival de Edimburgo e foi nomeado aos BAFTA escoceses como Melhor Curta-Metragem.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO

NEWSLETTER

  • TIPO DE CONTEÚDO