23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Simon Chama

Marta Sousa Ribeiro

Portugal
2020, 84'

Composto por três capítulos e filmado ao longo de cinco anos, englobando diferentes formatos, Simon Chama lida com a resposta do protagonista ao divórcio dos pais e como esta molda o seu futuro.

Num movimento de vai e vem entre o passado e o presente, Marta Sousa Ribeiro entrega-nos a sua primeira longa-metragem. Simon é o momento agridoce da adolescência, onde a liberdade tem V de volta, e parece sempre pouca. Onde as viagens de carro são intermináveis e os irmãos insuportáveis. Onde só estamos bem onde não estamos, o estar além. O eterno daydreaming de quem cresce fora da grande cidade, e onde as viagens maravilhosas são só aquelas que voam na nossa cabeça. Simon Chama é uma dança de formatos imagéticos que nos transportam dos 90’s ao presente, e nos fazem recordar o rito de passagem belo e cruel que é ser-se adolescente. (Inês Lima Torres)

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Simon Chama
DIÁLOGO
Português (PT) / Francês
ELENCO
Simon Langlois, Rita Martins, Mariana Achega, Bernardo Chatillon, Miguel Orrico
FOTOGRAFIA
Manuel Pinho Braga, Guilherme Daniel, Víctor Ferreira
SOM
Bernardo Theriaga, Nuno Henriques
MONTAGEM
Tiago Simões, Marta Sousa Ribeiro
PRODUTOR
Joana Peralta
PRODUÇÃO
VIDEOLOTION, Videolotion

BIO

Marta Sousa Ribeiro nasceu em 1992 em Lisboa. Em 2011, interrompeu a sua formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, entrando mais tarde no curso de Desenho e Pintura na Ar.Co. Realizou no mesmo ano a sua primeira curta-metragem, AmareloAzulPretoAmarelo. Em 2014, co-fundou a produtora de cinema e vídeo Videolotion onde produziu, com Pedro Cabeleira, a longa-metragem Verão Danado (2017). Realizou o quinto episódio da web-série Subsolo e foi, entre outros, produtora executiva da longa-metragem Ama Romanta de Vasco Bação, que marcou presença no IndieLisboa 2019.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO