23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Places

Vytautas Katkus

Lituânia
2020, 13'

A câmara vagueia para um parque e zona residencial circundante. Mudanças e obras avizinham-se, mas hoje, dois amigos dão um último passeio cúmplice onde expandem o tempo, evitando a despedida.

Com passagens a lembrar Blow Up de Antonioni, Places mostra uma câmara sempre em movimento, acompanhando diversos personagens que se encontram num certo espaço, e vai fixar-se num homem ansioso, que tenta despedir-se de um amigo. Toda a ambiguidade da conversa, muito fragmentada, assim como a narrativa e os planos, conduzem o espectador a usar a sua imaginação. A câmara vai ao lugar mais recôndito para sair dentro de um campo de basquete onde dois miúdos jogam e parecem cruzar-se com os dois adultos, mas em tempos diferentes. Parece emergir da Lituânia uma nova vaga de realizadores com histórias para contar, aliadas a um sentido formal e estético muito forte. E Katkus singra neste universo. (Miguel Valverde)

Competição Internacional

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Miegamasis Rajonas
DIÁLOGO
Lituano
ARGUMENTO
Vytautas Katkus
ELENCO
Vygantas Bachmackij, Karolis Kasperavičius, Aistė Zabotkaitė, Vismantė Ruzgaitė, Emilija Ruzgaitė, Ugnė Šiaučiūnaitė, Tėtis Katkus
FOTOGRAFIA
Vytautas Katkus
SOM
Julius Grigelionis
MONTAGEM
Laurynas Bareiša
PRODUTOR
Klementina Remeikaite
PRODUÇÃO
Afterschool

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO