23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Os Últimos Dias de Emanuel Raposo

Diogo Lima

Portugal
2021, 47'

Quer o classifiquemos como mockumentary ou curta-metragem pseudocumental, este filme é uma divertida viagem pelos últimos dias em cena do apresentador do programa de variedades da televisão açoriana “Meia Hora com Emanuel Raposo”.

Emanuel Raposo nasceu em 1934 na ilha de São Miguel. Inicialmente conhecido como “O Rapaz do Tempo”, Raposo ficou famoso pelo programa de rádio açoriano Cartas do Atlântico. Atingiu o estrelato com o seu programa Meia-hora com Emanuel Raposo. Em 1992 abandonou repentinamente a televisão e tornou-se um homem de negócios conhecido pelas suas compotas e o seu restaurante em São Brás – o Raposo. Um making of do último episódio do seu programa, assinado pelo seu sobrinho, traz surpreendentes revelações. Estas informações foram obtidas junto do seu clube de fãs. Justiça para Emanuel Raposo! (Carlos Ramos)

Competição Nacional

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL
Os Últimos Dias de Emanuel Raposo
DIÁLOGO
Português (PT)
ARGUMENTO
Diogo Lima, Amarino França, André Mendes, Francisco Afonso Lopes
ELENCO
Diogo Lima, Francisco Afonso Lopes, Mário Roberto, Mia Tomé
FOTOGRAFIA
João Afonso Vaz
SOM
Tiago Galvão, Tomás Ornelas, Marco Moreira
MONTAGEM
Diogo Lima, André Mendes
PRODUTOR
Amarino França, Bruno Tavares Oliveira, Carlota Dâmaso, João Afonso Vaz
PRODUÇÃO
Maus da Fita, Cactus Sessões

BIO

Diogo Lima nasceu em 1993 em São Miguel. Licenciado em Cinema, Video e Comunicação Multimédia, realizou PDL-LIS (2012), um filme de escola que foi premiado no festival Panazorean e exibido em três outros continentes. Nos anos que se seguiram, Lima dividiu o seu tempo entre realização e montagem. O seu trabalho inclui colaborações com festivais de arte como o açoreano TREMOR e o festival luso-americano Fabric. Em 2017, realizou o documentário AZ-RAP: Filhos do Vento e três temporadas da websérie Sou Menino Para Ir, com Salvador Martinha, para a FOX Comedy Portugal.

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO