23 MAIO — 02 JUNHO 2024

23 MAIO — 02 JUNHO 2024

Nueve Sevillas

Pedro G. Romero, Gonzalo García Pelayo

Espanha / França
2020, 158'

Um retrato do novo flamenco em Sevilha através de nove protagonistas, entre os quais a bailarina Javiera de la Fuente, o poeta David Pielfort, a advogada cigana e feminista Pastora Filigrana ou a actriz Rocío Montero. Com performances de Israel Galván, Alfredo Lago, Inés Bacán, Rocío Márquez, Raúl Cantizano, Leonor Leal, Tomás de Perrate, Niño de Elche, Silvia Pérez Cruz e Rosalía.

A música nunca é simplesmente música. Não o é, em especial, a música com raízes profundas numa comunidade. Essa é também a história de origens perdidas no tempo, são as ruas e as pessoas que lhe dão forma e corpo, essas pessoas que, vida a pulsar, a vão transformando enquanto as gerações se sucedem. Nueve Sevillas é um filme sobre flamenco, tanto quanto é um filme sobre a capital da Andaluzia, a diversidade de gentes que a habitam, os seus bairros centrais e os arrabaldes empobrecidos. Obra de Pedro G. Romero, curador, historiador de arte e coreógrafo de dança, e do realizador e produtor musical Gonzalo Pelayo, que actua como inesquecível cicerone, Nueve Sevillas é um filme heterodoxo, inclassificável, fascinante. Documentário sobre o passado e o presente do flamenco, colecção de histórias de vida que cruzam figuras das mais diferentes origens e percursos (África, América do Sul e Europa de Leste) e espaço em que actuações registadas especificamente para o filme (Sílvia Perez Cruz, Rosalía, entre outros) se associam a cenas de outros filmes, de outro tempo, sempre com a cidade como personagem principal, Nueve Sevillas é um retrato do flamenco que se desdobra, de forma rica e surpreendente, num intrincado mosaico musical, cultural, social e geográfico. Não é só música, nunca é só música, e é por isso mesmo que a representa tão bem. (Mário Lopes)

IndieMusic

FICHA TÉCNICA

TIPO DE ESTREIA
Nacional
TÍTULO ORIGINAL
Nueve Sevillas
DIÁLOGO
Espanhol
ELENCO
El Niño de Elche, Israel Galván, Rocío Márquez, Rocío Molina, Rosalía.., Silvia Pérez Cruz, Gonzalo García Pelayo
PRODUTOR
Elamedia SLU

BIO

Gonzalo García Pelayo nasceu a 25 de Maio de 1947 em Madrid, Espanha, como Gonzalo García-Pelayo Segovia. É um realizador e escritor conhecido por Nueve Sevillas (2020), Vivir en Sevilla (1978) e Winning Streak (2012).

Pedro G. Romero é realizador e escritor, conhecido por Nueve Sevillas (2020), Fuerza nueva: Canción para los obreros de Seat (2019) e Niño de Elche + Los Voluble: La Sifilis (2016).

PARTILHAR

FILMES DA MESMA SECÇÃO