Um filme que é uma viagem alucinada (e alucinante) pelo mundo literário de José Rizal (escritor e revolucionário nacionalista filipino durante o período colonial espanhol), que reconfigura e brinca com a história colonial das Filipinas. O gesto é surrealista e baseada em personagens alegóricas: o poeta, o padre e a louca. O filme é mudo, usando rolos fora de prazo de 35mm como uma tela que foi pintada. Um filme suis generis e um delírio delicioso.
Khavn, um cineasta, escritor e compositor subversivo das Filipinas, reimagina o legado do escritor revolucionário José Rizal como um filme mudo de vanguarda que nunca poderia ter existido. O filme é feito com as películas de 35mm expiradas e pintadas à mão, feridas, parece, pela brutal violência do domínio colonial espanhol. No seu coração está Madwoman, uma figura atormentada que simboliza uma nação violada em busca dos seus filhos perdidos. Os seus amantes — um poeta triste e rebelde e um padre maligno e lascivo — cercam-na numa dança frenética de destruição. Na sua busca por identidade, Khavn assume o papel do padre, enquanto o outro cineasta cult Lav Diaz, entra em cena como Cristo Castrado. “O mundo está doente. Mas a banda continua a tocar,” gritam os intertítulos de abertura. Não se trata de encontrar uma cura; trata-se de abalar o mundo com cor, ritmo e pura anarquia.
Anastasia Lukovnikova